Alta Rotação

Viaje nas férias de julho de maneira segura e confortável

05/07/2024
Viaje nas férias de julho de maneira segura e confortável | Jornal da Orla

Julho chegou e, com ele, as férias escolares: época perfeita para viajar em família e curtir o merecido descanso e novas experiências. Porém, o período é cercado por um perigo constante: o trânsito nas estradas lotadas. Segundo um estudo, a cada 25 segundos uma pessoa morre e outras 58 ficam feridas por conta de distrações ao dirigir. Pensando nisso, hoje eu trouxe algumas dicas que vão te ajudar a reduzir o estresse na direção, proporcionar uma viagem mais tranquila e segura.

A primeira dica: descanse bem antes de pegar a estrada. O dia anterior a uma longa viagem é decisivo para a qualidade e segurança em todo o percurso. Então, a orientação é uma noite de sono longo e profundo, junto a uma boa alimentação. Não esqueça de definir o seu caminho antes de partir: mesmo com a ajuda de aplicativos de GPS, definir e estudar previamente o caminho gera menos estresse e evita a distração por olhar o tempo todo para a tela.

A posição do banco, do volante e dos espelhos devem estar de acordo com o motorista. Conforto e visibilidade são prioridades de segurança e prevenção de dores e cansaço excessivo. Se seu carro tem piloto automático, use e abuse. O acelerar e frear em função dos radares, acaba sobrecarregando o carro e o motorista, gerando fadiga e estresse desnecessários. O recurso é uma boa opção para evitar multas e o risco da alta velocidade.

Faça paradas para descanso e abastecimento: ajudam muito a prevenir desconfortos pelo corpo e a despertar o cérebro caso o trajeto esteja monótono em função de transito pesado por exemplo. O ideal é parar a cada duas horas. Apenas 10 minutinhos são o suficiente para o corpo dar uma boa despertada. Aproveite para caminhar e fazer um pouco de alongamento nesses intervalos. Seguir medidas básicas evitam distrações no volante e ajudam a manter a sua segurança e a da sua família também. Siga as nossas dicas e boa viagem. Eu fico por aqui, até a próxima!

 

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço