Política

Vereador por cinco mandatos, Banha volta à Câmara por 30 dias

26/03/2025 Marco Santana

Antônio Carlos Banha Joaquim (PSD) voltou à Câmara de Santos na sessão de ontem, para exercer o mandato durante 30 dias, em substituição ao colega Adriano Catapreta — que pediu licença para resolver questões pessoais. Banha foi vereador durante cinco mandatos (entre 1997 e 2020). Em 2020, perdeu a eleição para prefeito e, no ano passado, ficou com a quarta suplência em sua coligação.

Exemplo
O experiente Banha recebeu elogios do novato Alisso Salles (PL). “Ele me deu o broche dele, que tem 24 anos. Banha é meu professor na minha aula de mestrado da vida e da política. Ouvi seu discurso maravilhoso e não parava de olhar, para aprender a debater cada vez mais”, disse.

O futuro do Escolástica
O destino do Escolástica Rosa é o tema da audiência pública que acontece hoje, às 19h, no auditório Zeny de Sá Goulart, na Câmara de Santos. Convocado pelo vereador Paulo Miyasiro (Republicanos), o evento busca debater o uso do local, que está desocupado desde 2019.

Destino incerto
Pertencente à Santa Casa, o imóvel já abrigou uma escola técnica estadual e, recentemente, foram apresentadas propostas para que sediasse uma escola de ensino cívico-militar ou uma unidade de treinamento para a Polícia Militar.

Passarela na Anchieta
Outra audiência pública acontece hoje, às 14h40, na Assembleia Legislativa, para discutir planos de reação a acidentes como o ocorrido dia 13, quando um caminhão derrubou uma passarela e interrompeu a Via Anchieta durante mais de 14 horas. São aguardadas as presenças do diretor-superintendente da Ecovias, Ronald Marangon, e do diretor-presidente da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), André Isper Barnabé.

Inadmissível
A reunião foi convocada pela Frente em Defesa da Baixada Santista, Vale do Ribeira e Litoral Norte. “É inadmissível o tratamento que a Ecovias concedeu durante o acidente. É fundamental que as concessionárias tenham um programa de contingência estrutural”, afirma o deputado estadual Matheus Coimbra (PL) , que lidera a Frente Parlamentar, da qual fazem parte também os deputados Caio França (PSB), Paulo Corrêa Júnior (PSD), Solange Freitas (União Brasil) e Paulo Mansur (PL).

Mecânica de aeronaves
O retorno do curso de mecânicos de aeronaves na ETEC Santos Dumont, em Guarujá, é o pedido que a deputada federal Rosana Valle (PL) vai encaminhar ao governador Tarcísio de Freitas. “É fundamental para a aviação na Baixada Santista, especialmente com a inauguração do Aeroporto do Guarujá. Por décadas, o curso foi referência, formando profissionais que hoje atuam no Brasil e até no exterior”, justifica.

Abre e fecha
Ela explica que, em 2019, quando assumiu o mandato, o curso estava fechado e foi reaberto após um pedido dela. Porém, foi suspenso novamente por falta de professores especializados. “Com o aeroporto em operação, haverá mais mecânicos na cidade, o que facilitará a contratação de instrutores”, disse, durante visita à Base Aérea de Santos na segunda-feira (24), quando foi recebida pelo comandante da unidade, Tenente-Coronel Aviador Thiago Silva.