Especiais

Veja se você sabe tudo sobre o Gonzaga

17/06/2022
Marcelo Martins/Prefeitura de Santos

1 – Letra B.

O bairro do Gonzaga já foi chamado de Cinelândia devido ao grande número de cinemas na região. Os cinemas Iporanga, Alhambra, Praia Palace e Indaiá são nomes que ficaram marcados na memória do santista amante da sétima arte.

2- Letra C.

A Praça das Bandeiras ostenta as bandeiras de cada um dos estados brasileiros mais a bandeira do Brasil –ao centro. A Praça abriga a Fonte 9 de Julho e foi construída para homenagear os feitos da cidade na Revolução Constitucionalista de 1932.

3 – Letra C.

O Edifício Campos Elíseos teve o projeto lançado em 1965 e foi lançado oficialmente em 1970, desde então faz parte da paisagem do bairro. Ele conta com uma arquitetura modernista, com uma aparência completamente marcante e emoldura a Praça da Independência. Ele também abriga a tradicional Galeria Campos Elíseos.

4- Letra A.

O Shopping Parque Balneário é o primeiro shopping de grande porte na cidade e o primeiro do Gonzaga, além de ser o terceiro do país. Construído em 1977, o Balneário conta com cerca de 200 lojas e uma vasta praça de alimentação.

5- Letra C.

A Rua Dom Pedro I fica na Vila Belmiro e é uma das ruas que circundam o estádio Urbano Caldeira. Já as outras ruas são tradicionais do bairro do Gonzaga. A Rua Othon Feliciano fica ao lado das Lojas Americanas, conectando a Avenida Ana Costa à Rua Marcílio Dias, e é conhecida pelos diversos empreendimentos e obras de grafite no muro.

6- Letra B.

Lofty e Zoom eram as discotecas que agitavam a juventude durante as décadas de 1980 e 1990. Ficavam localizadas praticamente uma de frente pra outra. A Lofty, que funcionou entr 1988 e 1996, ficava no espaço onde hoje está instalada a academia de ginástica Smartfit; já a Zoom, funcionava em um amplo espaço no Edifício Independência que abriga a Galeria Ipiranga. O que era a entrada da balada hoje exibe um cartaz com o rosto de Jesus e a frase: “O que crê em mim nunca estará só”.

7 – Letra D.

O bairro foi formado em 1889, ao redor do ‘Bar do Gonzaga’ – do comerciante que “cedeu” o nome ao bairro. O bar ficava próximo do local onde hoje é a Caixa Econômica Federal, na rua Marcílio Dias, ali havia um ponto de bondes vindos do centro o que ajudou na movimentação e ocupação da área. A prefeitura instituiu em 1967 que a data do bairro é 21 de junho, em homenagem ao aniversário do comerciante.