O Instituto DataOrla divulgou terça-feira (10) sua primeira pesquisa sobre a disputa pela Prefeitura de Santos, após o início do programa eleitoral gratuito no rádio e na televisão.
O prefeito Rogério Santos (Republicanos), que tenta a reeleição, aparece com 40% das intenções de voto; a deputada federal Rosana Valle (PL) tem 36%; a ex-prefeita, ex-deputada federal e atual vereadora Telma de Souza (PT) tem 13%; o empresário Nando Pinheiro (Avante) tem 1%.
Votos brancos e nulos somam 5%; não responderam ou estão indecisos também somam 5%. A margem de erro é de 3,3% para mais ou para menos.
Foram ouvidos 900 eleitores santistas divididos em cotas de sexo, idade, escolaridade e região da cidade, conforme critérios estabelecidos pelo IBGE e TSE. O trabalho foi coordenado pelo cientista político Jairo Pimentel, diretor do DataOrla.
A pesquisa, realizada a pedido do Jornal da Orla, foi feita entre os dias 8 e 9 deste mês. Está registrada no TSE sob o número SP-05192/2024.
Rogério tem 50% e Rosana 39% em eventual segundo turno
O DataOrla também consultou os eleitores sobre sua intenção de voto em um eventual segundo turno entre Rogério Santos e Rosana Valle. Nesse caso, Rogério aparece com 50% intenções de voto contra 39% de Rosana Valle.
Brancos e nulos somam 8% e 4% não responderam.
Confira a evolução dos candidatos
A pesquisa DataOrla divulgada dia 10 é a terceira realizada pelo instituto na atual campanha para a Prefeitura de Santos. A primeira delas foi publicada em julho e mostra uma disputa acirrada entre o prefeito Rogério Santos, que tenta a reeleição, e a deputada federal Rosana Valle.
Em julho, Rosana aparecia numericamente à frente, com 34% das intenções de voto contra 31% de Rogério Santos; e 13% de Telma de Souza.
Em agosto Rosana passou de 34% para 38%; Rogério foi de 31% para 35%; Telma de 13% para 15% e o empresário Nando Pinheiro apareceu com 1%.
Agora em setembro, na primeira pesquisa após o início do programa eleitoral no rádio e na TV, Rogério passou de 35% para 40%; Rosana recuou de 38% para 36%; a exemplo de Rosana, Telma também perdeu 2 pontos, de 15% para 13% (em ambos os casos, oscilações dentro da margem de erro); já Nando Pinheiro manteve 1%.
Favoritismo mudou de lado, afirma diretor do DataOrla
Diretor do DataOrla, o cientista político Jairo Pimentel fez para o Jornal da Orla uma análise das pesquisas sobre as eleições em Santos. Segundo ele, “o crescimento do prefeito Rogério Santos é natural, haja vista que seu governo tem aprovação superior a 60% do eleitorado santista em todas as pesquisas. Com essa alta aprovação, em qualquer contexto o incumbente é amplamente favorito. Entretanto, é bastante expressiva a tenacidade da candidata Rosana Valle na disputa, tornando a eleição mais acirrada do que normalmente seria”.
A grande dúvida, agora, segundo Pimentel, “é saber se as próximas pesquisas vão confirmar o crescimento nas intenções de voto em Rogério, se haverá estabilidade, ou se a candidata de oposição vai se recuperar”.
“De todo modo, diz Pimentel, a pesquisa DataOrla revela que a candidata do PL deixou de ser a favorita e que esse favoritismo passou para o prefeito. Isso fica claro quando se mede a intenção de voto do eleitor no segundo turno, onde Rogério abre uma vantagem de 11 pontos, fora da margem de erro”.
O diretor do DataOrla afirma, no entanto, que a eleição em Santos não está decidida. “Faltam 20 dias para as eleições, o que, na política, é uma eternidade”, conclui Pimentel.