Santos

Varredeiras mecânicas são utilizadas para ampliar limpeza em Santos

28/06/2024
Raimundo Rosa/PMS

A cidade de Santos acaba de introduzir uma inovação no serviço de limpeza urbana: varredeiras mecânicas importadas da Finlândia, capazes de remover resíduos e mato. Essas máquinas, inéditas na região, prometem melhorar a zeladoria urbana com processos mecanizados de raspagem, lavagem e varrição em bulevares, alamedas e praças públicas.

Os dois novos equipamentos foram adquiridos pela empresa Terracom Construções Ltda. através de contrato com o Município. Além de baixo impacto ambiental e sonoro, as varredeiras possuem cabines fechadas, vassouras recolhedoras com escovas laterais, lavadoras de alta pressão e escovas específicas para ervas daninhas.

Operação

Nesta sexta-feira (28), as varredeiras multifuncionais foram utilizadas para limpar o calçamento do bulevar da Othon Feliciano, no Gonzaga, despertando a curiosidade de comerciantes e pedestres. No sábado (29), elas estarão em ação nas rampas náuticas da Ponta da Praia, removendo resíduos e limo.

Os equipamentos também serão empregados em outros pontos da cidade, como os bulevares do Centro Histórico e grandes praças, incluindo a do Aquário Municipal, da Aparecida e Caio Ribeiro de Moraes e Silva (em frente ao Sesc), além das alamedas dos jardins da orla.

Equipe e maquinário

Atualmente, a limpeza urbana de Santos conta com 1.225 profissionais e mais de 90 caminhões. Mensalmente, são varridos 6.700 km de vias. A varrição mecanizada já acontece em grandes vias durante a noite, cobrindo cerca de 900 km de avenidas por mês.

Na capinação e raspagem de meios-fios, sarjetas e calçadas, atuam 27 equipes, cada uma com 12 funcionários e um fiscal, de segunda a sábado. Diariamente, são removidas manualmente cerca de 40 toneladas de mato das vias públicas