A Campanha de Vacinação contra a gripe tem apenas 28% de cobertura em SP, de acordo com dados da plataforma LocalizaSUS. A gripe provoca 1 bilhão de casos e 650 mil mortes por ano no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde.
Por se tratar de um vírus em constante mutação, se vacinar todos os anfluennos é essencial para evitar as consequências graves da doença.
O vírus influenza pode infectar pessoas de todas as idades, mas tende a causar quadros mais graves em idosos, gestantes, crianças menores de cinco anos e indivíduos com doenças crônicas. As complicações respiratórias provocadas pela infecção podem levar à morte: nos últimos dois anos, o número de óbitos por gripe aumentou 78%, de acordo com o Ministério da Saúde.
Além de impactar a saúde individual e coletiva, a Sociedade Brasileira de Imunizações informa que pesquisas dos Estados Unidos demonstram que a gripe causa prejuízos econômicos na casa dos bilhões de dólares anuais, não apenas pelos custos com hospitalização, mas pela perda de vidas e pela queda de produtividade devido à falta ao trabalho.
Na atual campanha, os estados brasileiros com menor cobertura vacinal do público-alvo são Acre (11%), Roraima (15%), Rondônia (17%) e Rio de Janeiro (18%). Os estados com maiores taxas são Paraíba (40%), Amazonas (37%), Goiás e Ceará (ambos com 35%).