Urnas eletrônicas são preparadas e lacradas para as eleições municipais na Baixada Santista
30/09/2024Os cartórios eleitorais da Baixada Santista realizam a preparação final das urnas para as eleições municipais de 2024. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o procedimento de inseminação de dados e de lacração deve ser finalizado até o dia 4 outubro.
A preparação das urnas foi iniciada no estado de São Paulo no dia 24. Ao todo, de acordo com o TRE-SP, serão preparadas 114.740 mil urnas para o pleito de 2024, incluindo as de contingência — visando eventuais problemas técnicos. Na Baixada Santista, são 4.263 mil urnas no total.
As máquinas estão sendo carregadas com os sistemas eleitorais, dados de eleitoras e eleitores e candidatas e candidatos. Após a carga, os equipamentos são lacrados com selos da Casa Moeda para serem usados somente no dia 6 de outubro.
As informações são inseridas nos equipamentos por meio de mídias, dispositivos utilizados para carga da urna, ativação de aplicativos, votação e gravação de resultados. Todos os sistemas foram assinados digitalmente e lacrados pelo TSE antes da distribuição aos tribunais regionais.
O processo de carga e lacração das urnas é público. Uma auditoria pública ainda deve ser realizada pelos cartórios para confirmação do funcionamento dos equipamentos e dos dados.
Segundo o TRE, as urnas da Baixada Santista estão distribuídas nas seguintes cidades:
- Bertioga – 148
- Cubatão – 315
- Guarujá – 692
- Itanhaém – 243
- Mongaguá – 146
- Peruíbe – 174
- Praia Grande – 715
- Santos – 1.690
- São Vicente – 761