Sala de Ideias

Um manifesto pela comida de verdade

04/11/2022
Depositphotos

O que é “comida de verdade”?

Em um país onde pessoas ainda passam fome, repensar a nossa relação com a comida é mais do que urgente.

É comida o que tem uma extensa lista de ingredientes químicos? E, já que se alimentar é vital para a sobrevivência humana, por que delegamos a função de nutrir o nosso corpo para o fast food do shopping?

Cada vez mais nos distanciamos da responsabilidade de saber de onde vem o alimento que comemos. Em quais condições ele foi plantado? Quem plantou, quem colheu e quem transportou? Por que há laranjas e abacates o ano inteiro no mercado? Agrotóxicos são tão essenciais? O que eles causam na nossa saúde? E com a saúde de quem os manipulam?

A partir dessas e de outras indagações criei o É feito do quê?, um perfil no Instagram cuja jornada nasce com a mudança na minha alimentação, em uma tentativa de me reconectar com as nossas raízes brasileiras, respeitando os ciclos da Natureza, os trabalhadores da terra e, principalmente, buscando uma vida mais saudável.

Tudo passa por nossas escolhas na hora de comer e é importante saber que temos escolhas.

Se você também está nesta que é uma verdadeira cruzada pela comida de verdade, venha comigo.

*Bárbara Camargo é jornalista, feminista, vegetariana, sempre indignada e frequentemente exausta.

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.