A voz da consciência

Um conselho de um homem mais velho

07/06/2024
Um conselho de um homem mais velho | Jornal da Orla

Eu vi algumas cenas que não sei se foram de MMA ou de briga de escola. Confesso que não me surpreendeu, mas me deixam um pouco decepcionado com a postura de um dos personagens dessa história, estou falando do deputado federal Nikolas Ferreira do  PL de Minas Gerais, aliás eu vou pedir licença a você meu querido amigo leitor para fazer a análise deste fato a partir do olhar de um conservador. 

Meu assunto hoje é com você seu Nikolas Ferreira, você foi o candidato a deputado federal mais votado na história de Minas Gerais, com 1 milhão 492 mil votos, enquanto, o seu oponente teve um pouco mais de 118.000 votos, significa dizer que o deputado tem mais ou menos 1% do seu eleitorado. Nikolas Ferreira é um político e, por esse número de votos que tem, é alvo de provocação. Você em algum momento anterior aquelas cenas, aquela troca de palavrões, aquele corre corre atrás de você,  em algum momento daquelas cenas, você não pensou que poderia ser uma provocação para te manchar a imagem perante aos seus eleitores? Eu sei que não é fácil você ser provocado e ficar em silêncio, sem  reação, de nenhum tipo seu filho  da mãe. Eu não vou transferir todos os palavrões usados pelos senhores, mas meu ponto de vista aqui é o seguinte: por mais que cause em você indignação a absolvição no conselho de ética do outro deputado, por ser alvo, você tem que ter mais sangue frio, mais cabeça no lugar do que todo o resto dos 512 deputados. 

Você tem uma votação histórica, é simplesmente o deputado mais votado na história de Minas Gerais. Nikolas, você saiu de vereador em Belo Horizonte direto para Brasília, para ser deputado federal e isso não significa nada, não é possível que não signifique? Você caiu em uma armadilha porque agora quem pode ir parar no conselho de ética, correndo o risco de perder o mandato que você lutou para conseguir, é você. Você acha que eles não vão querer a tua cabeça?

Outra coisa, eu fiquei sabendo porque eu li uma matéria hoje de manhã que você teria chorado após o resultado da absolvição do deputado André Janones, não sei se é verdade. Eu não sabia nem que o deputado estava respondendo processo no conselho de ética por Rachadinha, que é a divisão do dinheiro pago aos assessores que volta para o deputado, foi isso? Mas vamos lá, deixa eu explicar uma coisa, eu já tive experiência como conselheiro, não é a mesma coisa, mas digamos que serve como um exemplo, então eu posso entender um pouco do assunto e também de assistir muita televisão nesses casos assim de conselho de ética, da câmara do senado.

O relatório do relator do processo disciplinar conduz a votação. E eu fui me informar quem era o relator do processo e, para minha surpresa quem é o relator, no conselho de ética, O deputado Guilherme Boulos, pré-candidato à prefeitura de São Paulo, então, significa que não me surpreende em nada esse resultado. Não estou dizendo aqui nada sobre o resultado, só deixa eu falar um pequeno detalhe sobre o deputado André Janones. Eu confesso para você que eu me enganei em relação a você, eu entendia que você era diferente porque me parecia ser um deputado independente, por ser de um partido pequeno, o avante, mas eu me enganei. Estou dizendo que ele é um político que faz parte do sistema, então significa que é um resultado normal, dentro do esperado, portanto, tá  explicado. 

Eu não sei se eu ouvi  ou li que o seu nome, deputado Nikolas, é cotado para ser candidato a governador de Minas Gerais, na sucessão do  governador Romeu Zema, não sei se é verdade, então eu vou me permitir deixar um conselho a você, como um cara mais velho que você porque eu tinha 12 anos quando você nasceu. Você precisa saber quem é você e saber o que você representa, não ficar agindo como se tivesse esperando coleguinha na porta da escola para brigar, deputado, você não é moleque. Entenda, deputado Nikolas Ferreira, que você não representa só os mineiros que votaram  em você, mas boa parte dos brasileiros que te admiram, já a outra parte, quer que o senhor se exploda.

Imaginando que seja verdade que você seja indicado o candidato a governador de Minas Gerais, você acha mesmo que, assim que confirmar o seu nome para ser candidato, seus adversários não vão usar essas cenas protagonizadas por você deputado, em uma provável campanha eleitoral? A se confirmar o cenário que se desenha no seu estado de Minas Gerais, seu principal adversário pelo governo do Estado, será o senador Rodrigo Pacheco, presidente do senado federal.

Enquanto a molecada da sua idade tá preocupada em ir para balada sexta-feira a noite, preocupada com a diversão e pegação, você representa alguns milhões de pessoas. Deputado, a partir de agora não age por impulso no calor no momento, na base da emoção, seja calculista no sentido positivo da palavra no sentido matemático, não se deixe levar pelo sangue quente, tenha a cabeça no lugar. Não sei se é bíblica essa história que eu vou contar mas, haviam dois homens e um deles era muito justo, escolhia as brigas e discussões que participavam,  o outro era o tolo, não podia ver uma aglomeração um tumulto e já entrava já queria discutir, bater em alguém, sabe aquele valentão que em todo lugar tem? Quem você quer ser? a pergunta que eu te faço, o homem  sábio e justo ou o homem que só quer saber de brigar por tudo? Seja o homem sábio e prudente escolha as brigas justas, não se preocupe com os flashes e microfones, não entenda esse fato como uma queda, um tombo feio, mas entenda isso como uma lição que a vida lhe deu.

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço