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Túnel vai transformar canal do porto em “avenida expressa” para navios, diz Pomini

06/06/2023
Túnel vai transformar canal do porto em “avenida expressa” para navios, diz Pomini | Jornal da Orla

O diretor-presidente da Autoridade Portuária, Anderson Pomini, acredita que a construção do túnel ligando Santos a Guarujá representará “a abertura de uma avenida expressa, sem semáforos”, para o tráfego de navios que entram e saem do Porto de Santos.

“Cerca de 70 mil pessoas cruzam diariamente o canal entre Santos e Guarujá por dia. Temos uma grande avenida preparada para receber navios de 200 países. O desafio é liberar essa avenida retirando os semáforos, facilitando a vida dos profissionais, em especial dos práticos”, afirmou, em entrevista coletiva nesta terça-feira (6), ao detalhar o Plano de Metas da empresa.

“Estamos calculando em quanto tempo o Porto recuperaria este investimento. Qual a economia em termos de logística nós vamos ter com a “avenida livre” para o trânsito de navios”, completou.

Benefícios ambientais

Pomini destacou também que, além de ser um importante obra de mobilidade urbana, o túnel será um importante aliado para facilitar o trânsito de caminhões entre as duas margens do porto. “A gente facilita o trânsito de mercadorias, esses 10 mil caminhões que circular entre as margens vão poder usar os túneis. Um caminhão que rodaria cerca de 40 quilômetros, gerando gases e transtorno, em três minuto ele chegaria a seu destino”.

O diretor-presidente ressaltou também os benefícios ambientais, por conta da redução de poluentes emitidos pelos caminhões. “Serão cerca de 72 mil toneladas por ano a menos de Co2 emitidos”, revelou.

O túnel está estimado em R$ 5 bilhões, o Porto de Santos arrecada, considerando impostos em geral, cerca de R$ 200 bilhões por ano. Ou seja, estamos falando de um investimento de 2,5% de tudo o que se arrecada em um ano. O retorno que este investimento trará à sociedade, à economia, ao turismo e mesmo como valor simbólico, se paga em todos os sentidos.

O porto ligará Santos, na área próxima à Capitania dos Portos (Macuco), e a saída em Vicente de Carvalho, abaixo do chamado Linhão (torres das linhas elétricas), ambas embocaduras em áreas federais. Segundo ele, a previsão é que as obras comecem em 2024.

 

Impulso a atividades retroportuárias

O diretor de Desenvolvimento da Autoridade Portuário, Eduardo Luistoza, complementou que o túnel impulsionará o desenvolvimento das atividades retroportuárias em Guarujá. Na marginal da Rodovia Cônego Domênico Rangoni, nós temos 5 milhões de metros quadrados de área e inclusive a possibilidade de um porto fluvial. Então vamos abrigar os transportadores que são os grandes usuários e os que mais sofrem. É aí que vamos crescer naturalmente.

Pomini ressaltou que espera a participação do Governo do Estado no empreendimento, inclusive com recursos.  “Faremos um convite ao governador para que participe dessa obra. Ele  inclusive a incluiu no plano de PPPs do estado. As informações estão desencontradas, porque consultamos o deputado estadual Caio França e ele nos informou que este projeto não consta na Comissão de Finanças e Orçamento da Assembleia Legislativa, que deveria constar. Sempre que o governo do Estado pretende realizar uma obra pública dessa envergadura é importante que conste no Orçamento. O nosso consta, inclusive do PAC e do nosso Plano de Metas”, declarou.

O presidente acrescentou que vai solicitar a Tarcísio de Freitas que o Estado implemente a Terceira pista da Imigrantes, ligando o Planalto ao Porto de Santos.

“Nosso problema de logística está relacionado ao modal rodoviário, os caminhões ficam aqui na rodovia, na alta da colheita, entre 20 e 30 horas. Relatórios apontam que em 2030 teremos o caos nesta pista. Se o governador não apertar o botão para implementação dessa terceira pista, nossa logística rodoviária, que representa 70% do nosso escoamento, simplesmente vai parar”, argumentou.