Certamente você já se perguntou por que sente tremor nas pálpebras? Esta é uma condição benigna, ou seja, não faz mal à saúde e nem tem ligação com doenças oculares. Além disto, quase todo mundo pode apresentar este tremor ao longo da vida. Existem algumas situações que podem ocasionar o tremor palpebral, cujo termo médico é mioclonia. Um dos principais desencadeadores é o estresse.
Segundo Dra. Tatiana Nahas, oftalmologista especialista em cirurgia plástica ocular, A relação da mioclonia com o estresse se dá a partir do funcionamento do sistema nervoso autônomo simpático.
Entretanto, o estresse crônico altera o funcionamento do sistema nervoso autônomo e deixa o organismo em constante estado de alerta, sem voltar ao seu estado normal. “O cortisol em excesso gera estímulos nas pálpebras e o resultado são as contrações involuntárias e repetitivas do músculo orbicular palpebral”, explica.
Existe tratamento?
Apesar de ser uma situação irritante, o tremor palpebral é um sintoma passageiro e não há nada que se possa fazer para que a pálpebra pare de tremer.
“Por outro lado, quando as pálpebras tremem com muita frequência é preciso prestar atenção em como está o gerenciamento do estresse, o consumo de cafeína, álcool e se há deficiência de magnésio”, recomenda Dra. Tatiana.
Reduzir o tempo gasto em telas, como computadores e celulares, também pode ajudar a evitar crises de tremores nas pálpebras.
Os tremores nas pálpebras podem durar segundos, minutos, horas, dias ou semanas.