Baixada Santista

Trem de São Paulo a Santos via Mongaguá esta em estudo

28/02/2024
Divulgação Estado de São Paulo

Após o recente sucesso do leilão do projeto ferroviário de São Paulo a Campinas, o governo do estado está direcionando seus esforços para avaliar a viabilidade de expandir o serviço ferroviário para outras cidades-chave. Na mira está a possibilidade de implementar trens intercidades (TIC) que conectem São Paulo a destinos como Santos, Sorocaba e São José dos Campos.

Rafael Benini, Secretário de Parcerias em Investimentos de São Paulo, destaca o empenho pessoal do governador Tarcísio de Freitas nesses projetos, atribuindo-o à sua notória “paixão” por ferrovias. Benini afirma que Tarcísio está diretamente envolvido na busca por soluções viáveis para os TICs.

Embora a ideia de um trem ligando São Paulo a Santos seja desafiadora devido à topografia, especialmente ao transpor a Serra do Mar, é possível que haja avanços no planejamento. Um possível trajeto passando por Mongaguá está sendo considerado.

Uma das principais preocupações é integrar as ferrovias à malha urbana de São Paulo. Benini menciona a possibilidade de usar a linha 9-Esmeralda, partindo de Parelheiros, porém, a falta de espaço é um obstáculo a ser superado.

Enquanto o trem para Santos permanece em fase de estudo, outros projetos já estão em andamento. O governo contratou recentemente o IFC (International Finance Corporation), ligado ao Banco Mundial, para estudar a viabilidade do TIC entre São Paulo e Sorocaba. Com cerca de 200 traçados em consideração, o foco agora é identificar a opção mais vantajosa em termos de custo e benefício.

A questão da entrada do trem em São Paulo também é discutida, com possíveis rotas incluindo a linha 8-Diamante até a estação Presidente Altino, embora a meta seja integrar o sistema ferroviário ao metrô.

Para o TIC Sorocaba, o investimento previsto é de aproximadamente R$9,5 bilhões, com planos de lançar o edital no meio de 2025 e realizar o leilão no ano seguinte. Além disso, o governo está em estágio inicial de discussões com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) para estudar a implementação de um trem ligando São Paulo a São José dos Campos, ampliando ainda mais a rede ferroviária do estado.