Baixada Santista

Travessias transportaram mais de 1,8 milhão de bicicletas nos primeiros sete meses de 2024

19/08/2024
Carlos Nogueira

Levantamento realizado pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), por meio do Departamento Hidroviário (DH), revela que, até julho deste ano, já foram transportados mais de 1,8 milhão de ciclistas nas oito travessias litorâneas operadas no Estado: Santos/Guarujá, Bertioga/Guarujá, São Sebastião/Ilhabela, Iguape/Jureia, Cananeia/Ilha Comprida, Cananeia/Continente, Santos/Vicente de Carvalho e Cananeia/Ariri. A média mensal é de 260 mil bicicletas transportadas.
“As travessias de balsas no estado de São Paulo são essenciais, especialmente para os usuários que utilizam o serviço como ciclistas ou pedestres. Diante dessa alta demanda, temos trabalhado continuamente, com investimentos expressivos, para agilizar e melhorar a qualidade do atendimento. Este serviço é vital para os moradores, além de contribuir significativamente para a redução da poluição e das emissões, uma vez que muitos optam por bicicletas em vez de veículos movidos a combustíveis fósseis”, afirma Jamille Consulin, diretora do Departamento Hidroviário.
Um destaque especial são as duas rotas que ligam Santos e Guarujá, que transportam diariamente mais de 6.600 ciclistas. Na travessia Santos/Guarujá, a média diária é de 5.187 ciclistas, enquanto na rota Santos/Vicente de Carvalho, o volume diário médio é de 1.481 ciclistas. Em 2024, essas duas rotas já ultrapassaram 1,5 milhão de ciclistas.
Em 2024, já foram entregues três embarcações reformadas e modernizadas: FB-21, FB-27 e FB-28, com um investimento total de R$ 23,4 milhões, atendendo as regiões da Baixada Santista e Litoral Norte. As reformas fazem parte do pacote de investimentos do Governo do Estado para melhorar e modernizar todo o sistema de travessias. “Nosso compromisso é proporcionar mais segurança, qualidade e conforto a todos os usuários, assegurando que este meio de transporte essencial atenda às necessidades diárias da população com eficiência e confiabilidade”, reforça Jamille.
Para o segundo semestre deste ano, o Departamento Hidroviário entregará outras três embarcações que estão em reforma: FB-30, com capacidade para 320 pedestres e 56 veículos; FB-10, para 200 pedestres e 32 veículos; e a lancha Canéu, com capacidade para 190 pedestres. Juntas, essas quatro embarcações somam R$ 21,9 milhões em investimentos.
Além das embarcações, as obras de reforma dos terminais e atracadouros também fazem parte do pacote de melhorias. Em janeiro, foi concluída a construção do Flutuante DH III de Ariri, que inclui um novo flutuante com cobertura em estrutura galvanizada e uma passarela de acesso para embarque e desembarque de pedestres e ciclistas na travessia entre Cananeia e Ariri, com um investimento de R$ 4,2 milhões. Outra obra concluída no início deste ano foi a construção do Flutuante DH-IV de Vicente de Carvalho, com flutuante e passarela de acesso para embarque e desembarque no terminal naval Vicente de Carvalho, em Guarujá, entregue em fevereiro, com um investimento de R$ 8 milhões.
Outras três obras em terminais e atracadouros estão em andamento: a reforma do Atracadouro de São Sebastião, a reforma do Atracadouro de Ilhabela e a restauração da Estação Praça da República, com previsão de entrega para o final deste ano e primeiro semestre de 2025, totalizando um investimento de R$ 18,9 milhões.
Melhorias na Prestação de Serviços
Novos contratos foram firmados em junho para melhorar os serviços prestados nas travessias:
Apoio na Gestão das Filas das Balsas: Contratação de equipe para suporte nas filas de embarque e desembarque das balsas. O apoio operacional permitirá uma melhor organização das filas de acesso dos veículos às embarcações, com trabalhos como colocação de cones e cavaletes, abertura e fechamento de acessos, suporte e orientação aos usuários, além de inibir a ocorrência de “fura filas”.
Balança para Pesagem de Caminhões: Contratação de empresa especializada para realizar a verificação de peso e dimensão dos caminhões na Travessia São Sebastião/Ilhabela, a fim de subsidiar a Resolução SEMIL Nº 79, que restringe a passagem de caminhões de grande porte em horários de pico. A medida visa potencializar a utilização das embarcações para a travessia de veículos de passeio, reduzindo o tempo de espera nas filas.
Locação de Embarcações: Novos contratos para locação de balsas e lanchas. Além das nove embarcações alugadas que servem às Travessias Litorâneas, em 2024 foram contratadas mais quatro balsas para as Travessias do Reservatório de Paraibuna. A locação de balsas para complementar a operação é fundamental para manter a capacidade operacional do sistema durante a reforma ou manutenção de embarcações.