A Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) de São Paulo, por meio do Departamento Hidroviário (DH), está investindo R$ 6,9 milhões em um novo projeto de Gestão de Apoio ao Trânsito. O objetivo é aprimorar o fluxo de veículos e o atendimento nas travessias litorâneas do estado.
O projeto inclui suporte aos órgãos de trânsito municipais, com agentes dedicados à organização das filas de acesso aos embarques, colocação de cones e cavaletes de sinalização, abertura e fechamento de acessos, e orientação aos usuários do sistema de travessias.
Travessias beneficiadas
O investimento abrange os sistemas de travessia entre Santos e Guarujá, Guarujá e Bertioga, São Sebastião e Ilhabela, e Cananéia e Ilha Comprida. Segundo o Volume Médio Diário (VDM), essas travessias receberam em junho uma média de 26,5 mil veículos por dia, incluindo carros e motocicletas.
Em períodos de alta demanda, como fins de semana, feriados e férias escolares, o contingente de agentes é reforçado para garantir um atendimento eficiente. As equipes operam em turnos de revezamento, conforme a demanda de cada travessia, e utilizam uniformes e veículos sinalizados para identificação.
A presença dos agentes de trânsito também ajuda a inibir a prática de “furões de fila”, comum em travessias movimentadas como Santos/Guarujá e São Sebastião/Ilhabela. A organização proporcionada pelos agentes assegura que a ordem de chegada seja respeitada.
Investimentos
Desde o início da atual gestão, o Governo de São Paulo já entregou sete embarcações reformadas e modernizadas, sendo três para a travessia Santos-Guarujá e quatro para São Sebastião-Ilhabela, totalizando um investimento de R$ 49,5 milhões. Outras quatro embarcações estão em processo de reforma e modernização, com mais R$ 30,5 milhões investidos. Uma nova balsa, a FB-27, com capacidade para 216 pedestres e 48 veículos, será entregue para a travessia Santos-Guarujá na próxima sexta-feira (2).
As estruturas de embarque e desembarque também estão passando por melhorias. A Estação de Vicente de Carvalho, em Guarujá, foi totalmente reformada, e um novo flutuante, o DH-IV, foi entregue em fevereiro, com um investimento de R$ 15 milhões. Em Ariri, foi construído um novo flutuante com um investimento de R$ 4,2 milhões. Os atracadouros da travessia São Sebastião-Ilhabela também estão em reforma, com melhorias nos flutuantes, passarelas de pedestres e pontes mistas de embarque e desembarque, totalizando um investimento de mais de R$ 13 milhões.