Santos e Guarujá foram contempladas, nesta segunda-feira (13), pelo Governo do Estado, com a entrega da balsa FB-26. A embarcação foi totalmente reformada e chega para reforçar o serviço de travessia entre as duas cidades, que passa a operar com oito balsas para atender cerca de 30 mil usuários por dia.
O restauro, que representou investimento de R$ 4,9 milhões, incluiu a revisão de quatro motores, implantação de novo sistema de comando, linha de eixo e máquina do leme, e a substituição de chapas metálicas da estrutura. Os equipamentos de salvatagem, disponíveis aos usuários para emergências, também foram trocados.
Foi feita, ainda, a pintura do casco, que passou por tratamento especial para navegação no mar, além de outras melhorias nos porões, convés e praça de máquinas. A FB-26 tem capacidade para 32 veículos e 96 passageiros.
Presente à entrega, o secretário municipal de Assuntos Estratégicos Legislativos e Metropolitanos, Júlio Eduardo dos Santos, salientou a importância do trabalho em conjunto entre Prefeitura de Santos e Governo de São Paulo.
“O prefeito Rogério Santos sempre demonstrou preocupação com a qualidade do serviço de balsa, tanto que em um passado recente negociou a suspensão do aumento da tarifa junto ao Governo do Estado. Mais uma balsa à disposição representa redução de filas e mais qualidade para os santistas que utilizam o serviço diariamente”, salientou o secretário durante o evento, que foi realizado no estaleiro do Departamento Hidroviário (DH), órgão da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), no Guarujá.
Ao entregar o equipamento, a titular da Semil, Natália Resende, reforçou a relevância para o sistema. “É uma medida importante para os passageiros da região, que ganham em eficiência e em segurança, visando sempre a continuidade da prestação dos serviços com qualidade”, concluiu.
Histórico
Em dezembro de 2022, a Travessia Santos-Guarujá foi utilizada por quase um milhão de usuários (934 mil), pouco mais da metade da movimentação total das oito travessias litorâneas administradas pelo DH, que somaram 1,8 milhão de usuários no mesmo período. O tempo médio de espera na travessia é de 15 minutos.
Agendamento
O site do Departamento Hidroviário permite o agendamento de viagens nas travessias por meio do sistema Hora Marcada. Dessa maneira, o usuário evita filas e encurta o tempo de viagem. Já o App Travessias, gratuito pelos sistemas Android e iOS oferece informações atualizadas aos passageiros, como tempo de espera na fila, condições climáticas na travessia, quantidade de embarcações em operação, além do valor das tarifas.
Serviço
Para mais informações, os usuários podem acessar aqui ou ligar para 0800-7733711.