Mais de 400 atletas vão cair no mar neste sábado (14), às 9h30, para participar da 26ª Travessia do Canal a Nado Soamar – Santos. A largada da prova é na praia do Góes, em Guarujá, com os nadadores cumprindo percurso de 1.650 metros até a praia da Aparecida, entre os canais 5 e 6, na altura do Escolástica Rosa, em Santos. A iniciativa é uma homenagem ao Dia do Marinheiro e ao aniversário da Sociedade Amigos da Marinha.
Os atletas se dirigirão para Guarujá a partir da Ponte Edgard Perdigão (Ponta da Praia), em frente ao Clube de Regatas Saldanha da Gama.
Segundo o diretor técnico da competição, Enio Faria, a prova preza pela segurança. “Os atletas terão acompanhamento de dezenas de embarcações, várias motorizadas, com apoio da Marinha, do Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar), da Autoridade Portuária, além da contratação de embarcações leves motorizadas e 22 canoístas dando toda a cobertura, segurança e orientação aos participantes. Independentemente de classificação, todos receberão medalha de participação.
O secretário de Esportes, Gelasio Fernandes, reconhece a importância da prova. “A travessia a nado é uma das provas mais tradicionais da modalidade no estado, reconhecida pelos atletas da Marinha e civis. A longevidade dessa prova, que chega este ano à 26ª edição, mostra o reconhecimento e respeito que a comunidade esportiva tem por ela”.
HISTÓRIA
A primeira edição do evento foi realizada em 1997 quando se comemorava o Jubileu de Prata da Sociedade Amigos da Marinha. Tradicionalmente a prova é realizada no mês de dezembro, em virtude do aniversário da Marinha e da entidade.