No Dia Nacional de Conscientização e Enfrentamento da Fibromialgia (12 de maio), a Seção de Recuperação e Fisioterapia (Serfis) da Secretaria de Saúde promove ciclo de palestras para mostrar as principais características, prevenção e tratamento da doença, cujo tratamento no Município é oferecido pela Serfis.
O encontro, das 14h às 17h, é aberto a qualquer interessado da população geral, estudantes e profissionais da área da saúde e será realizado no auditório do Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários de Santos (Av. Conselheiro Nébias, 262, Vila Mathias). Não é preciso fazer inscrição.
A fibromialgia é uma doença crônica que provoca dores no corpo todo por longos períodos. Há sensibilidade nas articulações, músculos, tendões e outros tecidos moles. Outros sintomas são fadiga, distúrbios do sono, dor de cabeça, depressão e ansiedade.
As causas são desconhecidas, porém acredita-se que algumas situações sejam fatores de risco para a doença, como histórico familiar e outros transtornos como artrite reumatoide e lúpus. Estima-se que 2% a 3% da população brasileira convivam com a doença.
PROGRAMAÇÃO
14h – Abertura – Mário Jorge Vilhena, chefe de seção da Serfis-ZOI
14h15 – Fibromialgia e Saúde Mental – Fábio Serrão Franco, psicólogo, doutor em Psicologia e coordenador do grupo de tratamento para pacientes com fibromialgia da Serfis
15h – Critérios Diagnósticos e Tratamento Fisioterápico de Pacientes com Fibromialgia – Patrícia Gabrielli Vassão Alves Arakaki, fisioterapeuta, doutora e pós-doutoranda na Universidade Federal de São Paulo
15h45 – Considerações Médicas sobre a Fibromialgia – Fernanda Gonçalves Chaer, reumatologista do Ambesp Zona Noroeste
16h30 – Perguntas do público