Interlagos foi o palco do grande retorno do Campeonato Mundial de Endurance, da FIA (WEC), quase dez anos após sua última passagem, ocorrida em novembro de 2014, ao receber as seis Horas de São Paulo quinta etapa do campeonato de 2024. Ao mesmo tempo em que reuniu montadoras icônicas como Ferrari, Porsche, Lamborghini, BMW e Aston Martin, o Campeonato Mundial de Endurance teve outra característica bastante importante e que o torna singular no universo do automobilismo: a alta representatividade em seu grid, com pilotos oriundos dos cinco continentes.
A Rolex 6 Horas de São Paulo juntou um contingente diverso, com bandeiras de 29 países diferentes no último fim de semana. Mas não foram só os pilotos que viera, de diferentes localidades. O bom público que compareceu ao Autódromo de Interlagos também veio de outros estados e até países da América do Sul, como Bolívia, Chile, Argentina e Uruguai.
A Toyota confirmou o favoritismo. Depois de garantir a primeira fila na classificação de sábado, a fabricante japonesa não deu chances aos oponentes e dominou a corrida do início ao fim. O carro de número #8, com dois pilotos ex-Fórmula 1 em seu trio (Brendon Hartley e Sebatien Buemi, que dividem o cockpit com Ryo Hirakawa), ficou com a vitória.
O único outro carro a sonhar em vencer a corrida foi o outro Toyota, número #7, que partiu da pole, mas acabou tendo problemas e se viu longe da briga pela vitória ainda na primeira metade da corrida. Ele ainda se recuperou e finalizou a prova num honroso 4º lugar, atrás dos dois carros da Porsche Penske.
A segunda posição ficou com o trio da Porsche Penske com Kévin Estre, André Lotterer e Laurens Vanthoor, seguido pelo outro carro do time com Matt Campbell, Michael Cristensen e Frederic Makowiecki. Na classe LMGT3, a vitória ficou com o Porsche #92 da Manthey Purexcing, com Aliaksandr Malykhin, Joel Sturm e KlausBachler.
A próxima etapa da temporada será disputada em 1º de setembro com a Lone Star Le Mans, prova de seis horas realizada no Circuito das Américas, em Austin, no Texas, Estados Unidos. Eu fico por aqui, até a próxima!
…
Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.