Quem passa por São Vicente já percebeu uma grande novidade: os totens de segurança. A empresa responsável finalizou a instalação dos 30 equipamentos em pontos estratégicos e uma parte entrou na fase de testes de energização nesta semana. Com isso, a população já pode notar alguns totens com as luzes do tipo giroflex ligadas.
Assim que a instalação da fibra ótica for concluída, terão início os testes de comunicação com o novo Centro de Controle Operacional (CCO).
Com quatro metros, o equipamento tem câmeras de última geração com visão 360º que serão integradas ao CCO, botão de pânico em que pessoas podem acionar e falar em tempo real com agentes da base da Guarda Civil Municipal (GCM), sinal sonoro de alerta de ocorrência.
A ideia foi trazida pelo próprio prefeito Kayo Amado, que conheceu a tecnologia em visita à cidade de Balneário Camboriú, em Santa Catarina.
“Outro diferencial é que os totens possuem leitores inteligentes de placas, permitindo que a gente controle os acessos de carros clandestinos e caminhões de outras cidades, que promovem o descarte irregular de resíduos da construção civil, algo que ocorre com frequência em São Vicente. Além disso, a leitura de placas também vai facilitar a identificação de vans que entram na Cidade para abandonar pessoas em situação de rua”, explicou o prefeito Kayo Amado
A ronda digital através dos totens vai ajudar na organização da Cidade e fazer com que a GCM se desloque de uma forma melhor e inteligente em ocorrências.