Turismo na Baixada

Tirolesa liga Cubatão a São Bernardo do Campo

09/08/2023
Divulgação/Prefeitura de Cubatão

Uma atração aérea de tirar o fôlego permitirá que visitantes cruzem a divisa entre Cubatão e São Bernardo do Campo em apenas 60 segundos. Trata-se de uma tirolesa com trajeto de 500 metros a uma altura de 70 metros do chão e está disponível no Caminhos do Mar, unidade de conservação integrante do Parque Estadual da Serra do Mar, administrada pela Parquetur.

Chamado de “Voo da Serra”, o novo passeio radical oferece aos interessados uma vista privilegiada da exuberante Mata Atlântica. O ponto de partida será a Casa de Visitas – construção do século passado.

Durante o percurso, os participantes sobrevoarão um dos nove  monumentos históricos que celebram a Independência do Brasil, o Pouso de Paranapiacaba, além da pitoresca Estrada Velha de Santos. A aterrissagem ocorrerá nas Ruínas, monumento que está passando por processo de restauração, mas que nunca perdeu seu charme.

De acordo com a Parquetur, em certos momentos, a velocidade da tirolesa pode atingir 50 km/hora.  Como requisitos, deve-se ter mais de cinco anos de idade; o peso mínimo é de 40 quilos, enquanto o máximo é de 110 quilos. A estrutura ainda é capaz de atender a 80 pessoas por hora, já que duas pessoas poderão realizar a descida simultaneamente.

A tirolesa Voo da Serra vai funcionar nos mesmos horários do Caminhos do Mar, de quarta-feira a domingo, entre 8h e 17h. Não é necessário comprar o ingresso do parque para encarar a atração.

Tirolesa Caminhos do Mar: valor

O valor por pessoa é de R$ 89, no combo Voo Duplo, que inclui ingresso para o Caminhos do Mar. Há também o Voo Exclusivo por R$ 149, incluso ingresso para o parque. Além da nova tirolesa, no Caminhos do mar também é possível realizar o Roteiro Histórico (8 km), trilha asfaltada da Estrada Velha de Santos e do Roteiro Ecoturístico (3,5 km), trilha pavimentada em pedras da Calçada do Lorena.

Os mais aventureiros podem ainda agendar antecipadamente a visita para realizar o Roteiro Aventura (4.5 km) pela trilha da Cachoeira da Torre.