Debate na Redação

Tarcísio não irá demitir Derrite

05/12/2024
Tarcísio não irá demitir Derrite | Jornal da Orla

Mesmo com os casos de violência policial, o Governador Tarcísio de Freitas disse que não irá demitir o secretário Guilherme Derrite. O governador afirma que os números de Derrite são excelentes e que ele está fazendo um bom trabalho. Tarcísio, no entanto, admitiu ter errado sobre as câmeras corporais e afirma que irá ampliar o programa.

No programa Debate na Redação, o advogado Hemilton Costa, comenta que estes casos são isolados e tem que ser repreendidos da forma da lei, errou ou cometeu atrocidades, tem que ser punidos. Em sua opinião, responsabilizar unicamente Derrite não é certo “eu não acredito que ele chegue na corporação e fale ‘ah vamos bater em velhinhas, vamos jogar o cara do viaduto. Tanto que o governador já afastou todo esse pessoal”.

Hemilton ressalta que para estar na polícia a pessoa tem que estar muito bem preparada e esses atos de violência são completamente estúpidos “essa estupidez gera mais agressividade e mais estupidez”. Para ele, estes ‘caras’ não devem ser afastados, e sim expurgados da PM, seja ele tenente ou soldado. Para ele, uma grande preocupação em Santos, é que estão armando todos os guardas municipais. “Será que esse pessoal está preparado para isso? Eu já cheguei a ver guarda municipal tomar atitude de policial. Eles tem que tomar cuidado para não acabar indo pelo mesmo caminho porque se acham autoridade, muitos deles não tem estudo para isso”, conclui.

Hemilton comenta que Derrite comanda cerca de 94 mil policiais, a maioria que são homens bons que não cometeram as atrocidades que uma minoria cometeu “veja bem, ele vai pagar apenas pelo que foi feito de errado? Tudo o que foi feito de bom, ninguém vê? Não podemos condenar uma pessoa pelo erro de outros?”

Outro assunto debatido no programa foi que o governador Tarcísio mudou de ideia sobre o uso de câmera . Apesar de manter Derrite, Tarcísio afirmou que está errado sobre as câmeras corporais. De acordo com o governador, agora ele está convencido de que as câmeras são instrumentos para a proteção do policial e da sociedade.

Para conferir esse e outros assuntos discutidos no programa, acesse a entrevista completa no canal do Jornal da Orla: https://www.youtube.com/watch?v=FeLked4gkA4