Mundo Pet

Terapia com cães traz benefícios para crianças

15/07/2022
Bárbara Camargo/Jornal da Orla

Psicóloga há 25 anos, Paula Caruso já era especialista no atendimento de crianças e adolescentes, muitos portadores do Transtorno do Espectro Autista, quando decidiu trazer um elemento novo para as suas consultas. Um, não, quatro! Freud, Frida, Fritz e Caterina, da raça Cavalier King Charles Spaniel, são mais do que fofos e peludos: são cães terapeutas!

A ideia de contar com a colaboração dos pets surgiu após pesquisas que ela realizou sobre os benefícios da terapia com cães para crianças. “O tratamento é fundamental para o desenvolvimento psicomotor, trabalhando as habilidades manuais, e para a sociabilização”, explica.

As consultas contam com a presença de, no máximo, dois cães por vez. E, dependendo do progresso da criança com o peludo, Paula convida o paciente para um passeio na rua onde ele segura a guia dos pets. “Uma vez por mês, eu os levo ao consultório. Tenho casos em que parte da sociabilidade melhorou muito e as crianças até pedem a presença deles”, diz.

Mas para que recebessem o crachá de funcionários oficiais, os quatro tiveram que ralar. “A raça está entre as ideais para apoiar este tipo de tratamento. Pesquisei outras como o Border Collie e o Golden Retriever. Mas me encantei pelo Cavalier. Contratei um adestrador para fazer um treinamento com eles”, explica a psicóloga, ressaltando que cada peludo tem uma personalidade e é necessário fazer o “match” com a criança.

Entre os pacientes de Paula estão crianças que não têm cachorro em casa, algumas que até têm medo. Mas ela garante que, conforme a convivência com a turma evolui, o medo passa – e até advoga em causa própria. “Eu mesma tinha medo de cachorro. Isso só mudou quando dei um treinamento em uma empresa que atuava com cães. Agora, eu sou apaixonada por eles”, diverte-se.

Para conhecer o trabalho de Paula confira o Instagram @sereconhecerpsicologia. Mas se você não resistir e quiser conferir de perto a fofura dos Cavaliers, o perfil é @aturmadefreudefrida.