Santos

Telma de Souza será presidente de instituto com seu nome

18/01/2025
Telma de Souza será presidente de instituto com seu nome | Jornal da Orla

Objetivo da entidade é debater políticas públicas e defender ações de governos petistas

Uma das principais lideranças do PT na região, Telma de Souza será a presidente de honra do instituto que levará o seu nome. Ex-prefeita de Santos, ex-deputada federal, ex-deputada estadual e ex-vereadora santista, ela vai estar à frente da entidade cujo objetivo principal e realizar estudos que ajudem a definir políticas públicas.

O lançamento do Instituto Telma de Souza acontece dia 28, às18h30, no Sesc de Santos.

“Há a necessidade de um centro de promoção e análises sobre políticas públicas na Baixada Santista, capaz de estimular a integração dos serviços oferecidos pelos municípios e apontar soluções para os problemas e os atuais desafios regionais. O novo instituto, atualizado com mais objetivos, vai garantir o debate de políticas públicas que podem ser adotadas em vários setores, para o benefício da população”, explica Telma, que programa o relançamento para a semana de aniversário da cidade de Santos.

Na prática, o Instituto Telma de Souza representa o rebatismo do Instituto de Políticas Públicas para o Desenvolvimento da Baixada Santista (IBS), que foi criado em 2007 e teve como fundadores personalidades como o maestro Gilberto Mendes e Irmã Dolores.

“Nossa entidade é suprapartidária, preservando, claro, a nossa visão social e democrática. Os riscos à Democracia estão aí e precisamos seguir atentos e vigilantes”, explica Telma.

Telma destaca que o instituto pretende aprofundar debates sobre a Tarifa zero, ações de combate à desigualdade social e o atendimento à população em situação de rua, três propostas defendidas por ela na disputa pela Prefeitura de Santos no ano passado, eleição em que ela ficou em terceiro lugar, com 31.423 votos.

Segundo ela, o Instituto Telma de Souza também vai se aprofundar em temas como saúde, educação, cultura, combate à desigualdade social e integração porto-cidade, além de defender as políticas públicas criadas na sua gestão como prefeita de Santos (1989-1992) e de seu sucessor, David Capistrano Filho (1993-1996).

 

Ajuda financeira para políticos aposentados

Outros institutos foram criados com o intuito de preservar o legado político de personalidades que deixaram a vida pública. Entre eles, destacam-se os institutos Teotônio Villela, Ulysses Guimarães, Fernando Henrique Cardoso e Lula.

A criação dessas entidades normalmente estão associadas à criação do cargo de presidente de honra, uma maneira de remunerar estes políticos e ajudá-los financeiramente depois que se aposentam das disputas eleitorais.