Santos

Tartarugas resgatadas pelo Aquário de Santos são devolvidas ao mar

27/03/2024
Divulgação PMS

Na manhã de quarta-feira (27/03), duas tartarugas-verdes foram reintegradas ao oceano após receberem tratamento no Aquário de Santos. A soltura ocorreu no Parque Estadual Marinho da Laje de Santos, a cerca de 40 quilômetros da costa, supervisionada pela equipe de cuidados dos animais.

Uma das tartarugas estava sob observação desde outubro de 2022, enquanto a outra recebeu tratamento por seis meses. Ambas foram descobertas pela população local e entregues à equipe do Aquário. Uma delas estava debilitada devido à interação com a pesca e ingestão de plástico, enquanto a outra havia sofrido uma colisão com uma embarcação.

Ambos os animais, da espécie Chelonia mydas, passaram por procedimentos de estabilização e intervenções para remover elementos estranhos, além de tratamentos para cicatrização de lesões no casco. Durante sua estadia no Aquário, as tartarugas, batizadas de Una e Ramona, receberam cuidados diários, incluindo alimentação composta por uma variedade de alimentos marinhos e vegetais.

O secretário de Meio Ambiente, Marcos Libório, destacou a importância do tratamento e libertação das tartarugas, ressaltando que nos últimos dez anos, 200 tartarugas marinhas foram tratadas, das quais 76 foram recuperadas. Ele enfatizou a necessidade contínua de conscientização e sensibilidade ambiental.

Atualmente, o Aquário está tratando nove outros animais marinhos, incluindo oito tartarugas-verdes e uma tartaruga-cabeçuda. As tartarugas-verdes, que podem atingir mais de 1,40m de comprimento e pesar mais de 200kg, são conhecidas por sua capacidade de retornar aos locais de nascimento quando adultas e reprodutivas.