Após ter anunciado a extinção da Secretaria da Pessoa com Deficiência, o governador eleito, Tarcísio gomes de Freitas anunciou hoje que vai manter a pasta. “Meu compromisso é fazer São Paulo avançar. É construir políticas públicas eficientes que efetivamente melhorem a vida das pessoas. Após muito diálogo e reflexão, decidi que a Secretaria da Pessoa com Deficiência será mantida e fortalecida, com Marcos da Costa à frente da Pasta”, afirmou, em publicação na sua conta no twitter.
Meu compromisso é fazer São Paulo avançar. É construir políticas públicas eficientes que efetivamente melhorem a vida das pessoas. Após muito diálogo e reflexão, decidi que a Secretaria da Pessoa com Deficiência será mantida e fortalecida, com Marcos da Costa à frente da Pasta.
— Tarcísio Gomes de Freitas (@tarcisiogdf) December 29, 2022
Na quarta-feira passada (21), ao divulgar a sua equipe de secretários, Tarcísio havia anunciado que as atribuições da Secretaria de Direitos da Pessoa com Deficiência seriam incorporadas à Secretaria de Justiça e Cidadania, que será comandada pelo desembargador federal aposentado Fábio Prieto. Nesta nova estrutura, o tema seria conduzido por uma coordenadoria, tendo o ex-presidente da OAB, Marcos da Costa, como titular.
Com o recuo, Marcos da Costa ganha status de secretário.
A extinção da Secretaria, que foi criada em 2008 durante a gestão de José Serra, foi duramente criticada por entidades que defendas as PcD. Na sexta-feira o Movimento Político das Pessoas com Deficiência do Estado de São Paulo e do Brasil realizou um protesto em frente ao local onde trabalha a equipe de transição do governador eleito.
“A extinção significa um verdadeiro retrocesso no trato das questões relativas a esse segmento da população tão carente de políticas públicas e de respeito aos seus direitos. Temos certeza de que os nobres deputados estaduais da Alesp não concordarão com tal medida e manterão esta secretaria, que é tão importante e emblemática para as pessoas com deficiência de todo o país”, diz nota da entidade.