Polícia

Tarcísio assume compromisso de colocar câmeras na PM

24/04/2024
Rovena Rosa/Agência Brasil

O Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, assumiu o compromisso com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, de que a Polícia Militar use câmeras corporais durante operações.

O governo estadual apresentou um cronograma ao STF que estabelece a implementação dos equipamentos até setembro deste ano.

Em setembro do ano passado, a Defensoria Pública e a ONG Conectas Direitos Humanos chegaram a protocolar na Justiça um pedido de obrigatoriedade das câmeras corporais e ganharam na primeira instância. A decisão, porém, foi derrubada horas depois pelo presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo com a alegação de que o gasto com as câmeras iria interferir diretamente no orçamento do Estado. As câmeras representam um gasto de até R$1 bilhão.

A Defensoria recorreu ao STF que, de imediato, negou o pedido de obrigatoriedade mas solicitou ao governador mais informações sobre o assunto. Tarcísio apresentou o cronograma de implementação das câmeras e o Supremo então declarou que o cronograma será acompanhado de perto pelo Núcleo de Processos Estruturais e Complexos do Tribunal.