Debate na Redação

Taxa de reprovação de STF aumenta segundo pesquisa

03/06/2024
Jornal da Orla

De acordo com dados apresentados pelo Poderdata, a aprovação do trabalho do STF sofreu uma queda significativa durante o governo Lula. Atualmente, apenas 14% dos entrevistados avaliam o Supremo como “bom” ou “ótimo”, em comparação com os 31% registrados anteriormente. Por outro lado, 42% o consideram “ruim” ou “péssimo”, enquanto 33% têm uma avaliação “regular” e 11% não souberam opinar.

Durante o programa “Debate na Redação”, o advogado Roberto Mohamed destacou o papel de Alexandre de Moraes como um dos principais fatores para a percepção negativa do STF pela população. Segundo ele, Moraes é incisivo e emocional demais, além de não aceitar opiniões contrárias. Afirmou ainda que o STF deveria atuar de forma mais discreta, cumprindo seu papel de defensor da Constituição sem alardes.

Mohamed ainda complementa que, quanto menos se fala do STF, mais ele está cumprindo sua função, uma vez que é um órgão destinado a proteger a Constituição. Ele expressou preocupação com a possibilidade de Alexandre de Moraes ter ambições políticas, utilizando o Supremo como plataforma para construir sua imagem, o que, na opinião dele, compromete a credibilidade da instituição.

 

Para conferir esse e outros assuntos discutidos no programa, acesse a entrevista completa no canal do Jornal da Orla, o Orla Play, no link: