Sala de Ideias

Sopesp comemora 28 anos fortalecendo compromisso de modernizar o setor portuário

21/12/2021
Sopesp comemora 28 anos fortalecendo compromisso de modernizar o setor portuário | Jornal da Orla

Régis Gilberto Prunzel

O Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (Sopesp) nasceu em 22 de dezembro de 1993 com a missão de defender os direitos dos operadores portuários e estabelecer diálogos com os trabalhadores, as categorias empresariais, os governantes e todos os envolvidos no projeto de modernização dos portos brasileiros. Agora, em 2021, o órgão completa 28 anos, sempre mantendo o comprometimento com o fortalecimento e a defesa da eficiência das operações portuárias.

Nos últimos dois anos, a entidade enfrentou um de seus maiores desafios, colocando à prova sua competência em atender as demandas imediatas da categoria e ainda pensar estrategicamente as próximas travessias, rumo à construção contínua do seu legado.

Se o mar parecia calmo, o ano de 2020 foi atípico e desafiador não só pela chegada da Covid-19, mas também pela desaceleração da economia, que atingiu sociedades e mercados de todo mundo.

Foi em meio às ondas desse contexto socioeconômico que o Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (Sopesp) traçou e implantou um novo planejamento estratégico, atuando de forma ativa na prevenção e combate do vírus, destacando como principais ações a instalação de um Comitê de Crise (Covid-19) para analisar e promover ações pertinentes de combate à pandemia, o estudo para compra de vacinas contra a Covid-19, participações em reuniões com autoridades para antecipação da imunização dos trabalhadores portuários e organização da realização da Campanha de Vacinação contra a Covid-19 em conjunto com as Secretarias de Saúde de Santos e Guarujá.

Consciente de seu importante papel sindical, o Sopesp no início de 2020 a implementação de um planejamento estratégico para os próximos cinco anos, com objetivo de desenvolver suas ações de defesa e representação dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo, possibilitando aprimoramento e competitividade do setor.

Enfrentamos vários desafios nos últimos anos, mas que deixam de le-gado a união das nossas associadas e o profissionalismo dos nossos colaboradores. Manter operações nos portos da Baixada e de São Se-bastião cada vez mais eficientes, cuidando dos nossos trabalhadores e auxiliando nossos associados, continuará sendo a nossa maior missão.

A figura do Órgão Gestor de Mão de Obra (OGMO) também se faz presente durante a trajetória do Sopesp. Criado há mais de 26 anos, sua existência e ações estão diretamente ligadas ao Sopesp, de onde par-tem as orientações políticas e por onde são definidas as relações capital e trabalho, por meio de acordos e convenções coletivas negociados pelo Sopesp, suas câmaras setoriais ou operadores portuários associados.

Nesses 28 anos de criação do Sopesp, o elemento do diálogo sempre foi aperfeiçoado, tornando-se peça fundamental na atuação da entidade. A exemplo, em 1995 o Sopesp modifica a sua forma de gestão, criando o Conselho Diretor, o Conselho Fiscal e as Câmaras Setoriais, com o objetivo de debater e negociar tanto as convenções como os acordos coletivos com as categorias de trabalhadores do porto.

Agora o mar parece estar mais calmo, e o Sopesp encerra o ano com importantes conquistas no cumprimento de sua missão. Nesses 28 anos, a melhor celebração que a entidade irá realizar é continuar com seu trabalho de construir um futuro em que um setor portuário moderno e atualizado seja reflexo direto da atuação de um sindicato mais forte, atuante e comprometido. Seja no presente, atendendo as demandas vigentes ou mesmo pensando mais a frente, planejando os próximos passos na consolidação de seus valores e na construção de seu legado.

Regis Prunzel

Régis Gilberto Prunzel é presidente do Sopesp e Diretor de Operações Portuárias e Relações Institucionais dos terminais TEG TEAG TES

 

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.