Santos

Solidariedade Franciscana

22/12/2023
Arquivo/JUFRA-Valongo

A época natalina desperta em todos uma porção de sentimentos bons. A solidariedade, a esperança e a caridade ocupam um lugar especial em cada um de nós. Isso não é diferente com a Juventude Franciscana do Valongo (JUFRA-Valongo), em Santos, que há 16 anos promove uma ceia de natal para pessoas em situação de rua.

A Ceia acontece no dia 25/12, às 8h30, no Santuário do Valongo.

A ação está na sua 18ª edição e atende cerca de 60 pessoas em situação de rua. De acordo com o representante da JUFRA, Rodrigo Rocha da Paixão, o cardápio é sempre uma surpresa e nunca faltou comida. “Nós divulgamos que vamos realizar a ação e as pessoas trazem a comida, por isso o cardápio é sempre uma surpresa. Graças a Deus, nunca faltou comida, pelo contrário, sempre sobrou para montarmos marmitas e distribuirmos depois”, afirma.

De acordo com os dados do Instituto de Pesquisa Economica Aplicada (IPEA), a população de rua aumentou 211% na última década e atinge 281 mil pessoas no Brasil em 2022. Na cidade de Santos, segundo o Censo de 2019, realizado pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) em parceria com a Prefeitura de Santos, 868 pessoas vivem nas ruas.

Para Rodrigo, a Igreja ocupa um espaço importantíssimo na acolhida dessas pessoas. “Nossos irmãos em situação de rua são hostilizados o ano inteiro, infelizmente. Então, ao menos no natal, tentamos levar um pouco de alegria e dignidade para essas pessoas, para que seja um momento de felicidade para eles também”.

As ações da igreja, enquanto instituição, com os moradores de rua se tornou um ato de resistência nos últimos anos e para Rodrigo, o posicionamento da igreja é bem claro. “Jesus Cristo jamais julgou ninguém, sempre acolheu a todos e sempre foi compreensivo. É assim que a igreja deve se posicionar. Esse acolhimento é para que essas pessoas não percam a fé em si”, conclui.