Educação

Sisu divulga resultados errados e gera frustração

02/02/2024
Freepik

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, em comunicado nesta sexta-feira (02/02), que ocorreu uma “divulgação indevida de resultados provisórios” do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ainda não homologados, por um período de 25 minutos em 30 de janeiro. A situação está sendo minuciosamente investigada pela pasta.

Essa divulgação equivocada gerou frustração entre muitos estudantes, que inicialmente viram aprovação no curso escolhido, apenas para serem informados mais tarde de que não foram selecionados na chamada regular, causando decepção. O MEC assegura que a oportunidade de manifestar interesse na lista de espera está aberta até 7 de fevereiro e reforça a segurança do sistema, garantindo que os resultados oficiais permanecerão inalterados.

O resultado do Sisu, originalmente programado para 30 de janeiro, foi adiado um dia devido a problemas técnicos. Após instabilidades na manhã da divulgação, o MEC identificou tais problemas e reiniciou os protocolos de homologação, postergando os resultados para 31 de janeiro.

Quando os resultados definitivos foram finalmente publicados, muitos estudantes perceberam divergências em relação ao que tinham visualizado anteriormente. Em entrevista à TV Globo do Rio Grande do Norte, uma estudante, Clara Letícia, relatou ter celebrado inicialmente a aprovação no curso de Direito na UFRN, apenas para descobrir no resultado definitivo que não estava entre os classificados para sua primeira opção de curso, sendo também impedida de participar da lista de espera devido à seleção para sua segunda opção em Relações Internacionais.