Baixada Santista

Sistema inédito antecipa em até 4 dias risco de ressacas e desastres naturais no litoral de SP

12/09/2024
Sistema inédito antecipa em até 4 dias risco de ressacas e desastres naturais no litoral de SP | Jornal da Orla

O Sistema de Alerta de Ressacas e Inundações Costeiras para o Litoral de São Paulo (Saric) começou a operar nas cidades da Baixada Santista. Desenvolvido pelo Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), o equipamento funciona em uma plataforma tecnológica inédita no Brasil e realiza monitoramento preventivo de ressacas e inundações costeiras, permitindo o aviso prévio.

De acordo com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), responsável pelo IPA, o sistema é constituído de uma plataforma tecnológica inédita no Brasil, com escala de representação espacial que reproduz trecho a trecho as áreas beira-mar.

O sistema monitora todas as praias do litoral de São Paulo e identifica situações que antecedem fenômenos como ressaca do mar, associada a perigos como erosão costeira intensa, inundação de praias e dunas e maré alta acima do normal, com inundações, enchentes e alagamentos. A detecção envolve casos mais graves, os chamados fenômenos conjugados, cuja ameaça envolve risco de eventos severos ou extremos.

O Saric analisa a velocidade dos ventos, nível máximo das marés e altura máxima das ondas de toda a costa paulista. A partir desses dados globais, o sistema faz o cálculo de risco com 4 dias de antecipação, gerando alertas aos municípios e às Defesas Civis para que medidas preventivas sejam tomadas.

A plataforma, que é aberta ao público, tem a capacidade de receber dados meteorológicos e oceanográficos. Ela também conta com escala de representação espacial que reproduz trecho a trecho as áreas. A plataforma pode ser acessada por meio deste link.