A Secretaria de Transportes (Setransp) segue trabalhando para melhorar a mobilidade urbana em Praia Grande. Para os usuários de transporte público os investimentos foram muitos. Destaca-se a aprovação da Lei 2.152/2023 que autorizou a instituição de subsídio financeiro permitindo a manutenção da tarifa municipal em R$ 4,80, que se mantém a mesma desde fevereiro de 2022.
Os ônibus municipais também tiveram sua frota atualizada com mais tecnologia, foram 10 carros substituídos por novos com a tecnologia EURO VI, que visa diminuir a emissão de poluentes na atmosfera. Além disso, os abrigos de ônibus também começaram a passar por reforma. Ainda visando melhorar o serviço oferecido aos usuários do transporte público, a Setransp realizou em parceria com a Organização WRI uma pesquisa de satisfação.
Os números vão auxiliar a pasta a atender as principais reivindicações da população. Já para aumentar a segurança das pessoas, foi instalado o circuito de videomonitoramento nos Terminais Urbanos (Tatico e Tude Bastos).
Em 2023, Praia Grande foi a primeira cidade da Baixada Santista a aprovar a Lei que visa regulamentar o transporte por aplicativo (Lei nº 2.169/2023). Para os taxistas, em atendimento a uma solicitação da categoria, a Prefeitura publicou o Decreto 7.916/2023 que atualizou as tarifas de táxi no Município. Neste ano, também ocorreu a entrega do PRMSL-BS (Plano Regional de Mobilidade).
O documento foi elaborado sob a coordenação de Praia Grande e após 15 meses de trabalho, passou a auxiliar as cidades da região a viabilizar recursos para investimento em mobilidade. A Cidade também sediou a 88ª Reunião do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade no mês de novembro.
Os alunos do Ensino Superior que residem em Praia Grande, mas estudam em outra cidade da Região Metropolitana da Baixada Santista, também puderam contar com bolsas que garantiram a gratuidade no transporte pela Setransp durante o ano de 2023.
Praia Grande também foi premiada como Cidade Amiga da Bicicleta, título conferido pela Associação Brasileira de Ciclistas e no Prêmio Cidades Sustentáveis, alçando o 3° lugar nacional – Cidades médias na categoria Ambiental.
A Cidade também inscreveu três projetos de mobilidade no PAC SELEÇÕES do Governo Federal, sendo eles: Requalificação do Terminal Tatico, Implantação de CCO – Centro de Controle Operacional voltado à gestão da mobilidade urbana e Aquisição de Ônibus Elétrico para a frota municipal.
A Operação Hermes fiscalizou 7000 mil veículos e realizou 500 apreensões no ano de 2023. O objetivo da operação é coibir o transporte clandestino de Ônibus e vans, que por sua vez precisam de autorização para entrar na Cidade.