Sala de Ideias

Será mesmo que sentimos mais fome no frio?

23/05/2022
Depositphotos

Michele Rocha

Quando a temperatura cai, nosso organismo precisa produzir mais energia para manter a temperatura corporal adequada (em torno de 36,5C), além disso o processo de digestão gera calor e pode aquecer um pouco mais nosso corpo nos dias mais frios.

Por isso pode ocorrer uma busca por alimentos mais calóricos, como uma forma de garantir a energia necessária para nosso organismo. Esse é um dos principais motivos de gostarmos de comer quando estamos com frio.

Outra explicação para essa “fome” é a questão da hidratação. É comum que nos dias mais frios bebamos menos água e, sem nem percebermos, ficamos desidratados. Nesse momento, podemos comer mais simplesmente para buscar a água presente nos alimentos.

Mas não podemos negar que algumas preparações combinam muito mais com os dias frios e, de fato, são uma delícia. É preciso entender que ser saudável significa também ter prazer na alimentação e isso envolve o comer socialmente.

Algumas dicas para aproveitar este dias mais frios, sem perder o prazer e a boa relação com seu corpo:
*Dê preferência para refeições ou bebidas mais quentinhas, pois ajudam a aquecer o corpo sem precisar comer maiores quantidades (sopas, chás, legumes refogados, ensopados, frutas assadas…)

*Preste mais atenção na ingestão de água. Uma boa medida é sempre ficar atento a cor da urina. Quando parecer um pouco mais escura, redobre a atenção.

*Planeje um momento com amigos ou família, escolha preparações saborosas, que tragam lembranças e emoções positivas, gaste tempo na cozinha e na arrumação da mesa e aproveite muito esse momento prazeroso.

Michele Rocha – CRN 3: 66024/P. Nutricionista

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.