Sala de Ideias

“Será mesmo que “está pago”?

17/06/2022
Depositphotos

Maria Clara Sinieghi

Vocês já devem ter visto ou ouvido a frase “está pago” em algum lugar. As pessoas geralmente usam essa frase para dizer que o exercício do dia está feito. Mas será mesmo que apenas esse treino no dia (geralmente de 1 hora) é suficiente diante de um dia inteiro com comportamentos sedentários?

O comportamento sedentário está muito presente no nosso cotidiano. Ficamos muito tempo sentados no trabalho, andamos de ônibus ou carro, elevador, buscamos sempre o caminho mais curto, dentre outros comportamentos. Diante disso, depois de conseguirmos separar 1 hora do dia para treinar, podemos ter aquela sensação de que “está pago”. O exercício é importante sim e deve ser incluído na sua rotina, respeitando sua disponibilidade e individualidade. Mas se você faz esse exercício e o restante do dia têm comportamentos sedentários, o seu gasto energético não será o mesmo de uma pessoa que tem uma rotina mais ativa.

Vamos imaginar dois contextos totalmente diferentes para uma mesma pessoa. Um homem, com 1,75 m de altura e 70 kg, que tem a vida sedentária, trabalha sentado e faz 1 hora de musculação por dia, tem um gasto energético diário de 2.309 kcal. Esse mesmo homem, se andar 30 minutos de bicicleta para o trabalho, trabalhar 7 horas em pé (por exemplo sendo um vendedor de loja) e passear 20 minutos com o cachorro, tem um gasto energético diário de 3.301 kcal. O gasto calórico diário é apenas um dos exemplos da importância de se ter uma vida mais ativa, muito além do treino do dia.

Então, treine e tenha uma rotina mais ativa. Use mais as escadas, tente intercalar os meios de transporte (se possível), levante no trabalho para pegar uma água e prefira caminhar quando for à locais mais próximos.

Maria Clara Sinieghi – CRN3: 69546. Nutricionista

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.