A Semana Municipal do Brincar está de volta em Santos, com a edição de 2024 trazendo o tema “Vem pra roda – no ritmo do brincar”. De 25 de maio a 2 de junho, a cidade será palco de uma variedade de atividades espalhadas por toda parte, desde a avenida da praia até as escolas públicas e privadas, universidades e outras instituições. Inspirada na iniciativa da organização internacional Aliança pela Infância, a Semana Mundial do Brincar visa garantir tempo e espaços para a brincadeira, sendo já uma lei (3.138) em Santos desde 2015.
Marise Teixeira Cabral, coordenadora geral da Organização da Sociedade Civil Consciência pela Cidadania (Concidadania), destaca que as atividades incluirão espaços brincantes em diversos pontos da cidade, praças, ações formativas e até propostas para o adulto brincar. A programação completa será divulgada no início de maio.
O evento foi lançado na última sexta-feira (22) no Teatro Guarany, no Centro Histórico, com a presença de representantes da rede municipal, organizações da sociedade civil, alunos, professores, coordenadores do programa Santos Jovem Doutor, autoridades e parceiros da iniciativa. Letícia Zero, coordenadora da secretaria executiva da Aliança pela Infância, ressaltou a importância do tema “Vem pra roda”, destacando que não se trata apenas de um evento, mas de um movimento para promover ambientes saudáveis, inclusivos e seguros para as crianças brincarem e se desenvolverem.
O lançamento contou ainda com a palestra “Práticas pedagógicas no uso da ferramenta do brincar”, ministrada por Ana Cláudia Menossi Medeiros, da Fundação Abrinq, e apresentações como “Vem dançar comigo”, do Grupo de Dança Contemporânea da ONG TamTam, e encerramento com o grupo Maracatu Quiloa. O foyer do Teatro Guarany recebeu uma exposição temática da Semana Municipal do Brincar 2024, realizada pelas profissionais da seção de educação infantil da Seduc.
Completando 15 anos, a Semana do Brincar é uma iniciativa presente em mais de 80 municípios do país, incluindo Santos, onde acontece há uma década. Na última edição, em 2023, o evento registrou um recorde de participação, com cerca de 117 mil pessoas envolvidas nas atividades propostas. Para Suzete Faustina dos Santos, chefe do departamento de cidadania e direitos humanos da Secretaria da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos (Semulher), o evento é fundamental para refletir sobre as infâncias e a importância do brincar ao longo da vida.
A secretária de Educação, Cristina Barletta, convidou toda a comunidade a se envolver no evento e agradeceu aos parceiros pelo apoio. A iniciativa, idealizada pela Aliança pela Infância, conta com a organização da Prefeitura de Santos, do Sesc Santos, da Escola Social Marista Lar Feliz, da Organização Mundial Para a Educação Pré-Escolar (Omep) e da Organização da Sociedade Civil Consciência pela Cidadania (Concidadania).