A Semana David Capistrano 2024 teve início nesta segunda-feira (11), na Universidade Metropolitana de Santos (Rua Barão de Paranapiacaba, 15 – Encruzilhada). O evento, promovido pela Escola da Saúde Pública de Santos vai até quarta-feira (13) com mesas variadas, mostra de trabalhos com premiação e oficinas realizadas pelos servidores para trabalhadores e estudantes da área da saúde. Este ano, o evento tem como tema central ‘Educação Permanente em Saúde: Um Pilar para a Equidade no SUS’.
“Todas as mesas vão abordar diversas interseccionalidades da população negra, LGBTQIA+, indígena e etc. Quando falamos de equidade, falamos sobre políticas públicas que prezam evitar todas as situações de discriminação. Temos que dar um atendimento prioritário para os casos que necessitem de prioridade e focar nessa parte da assistência. Este tema é pensado para a atuação dos trabalhadores da saúde no dia a dia”, explica a chefe da Escola da Saúde, Rafaella Pitol.
Nesta edição são comemorados 10 anos da Lei Municipal nº 2.967, de 17 de janeiro de 2014, que institui a Semana Municipal de Saúde Pública Dr. David Capistrano no Calendário Oficial do Município de Santos, com o objetivo de reunir os trabalhadores e trabalhadoras do SUS municipal para debaterem a evolução do sistema que está em constante renovação, abrindo espaço para o encontro e debate de ideias e experiências no SUS.
A adesão ao evento, que está em sua terceira edição presencial, com realização da Escola da Saúde, aumentou neste ano. “Nossa proposta é fazer um evento dos servidores para os servidores, com uma maior participação deles. Temos mais servidores em mesas de debate e tivemos 66 trabalhos inscritos na nossa mostra, um número relativamente maior que dos anos anteriores”, conta Rafaella.
Dos 66 trabalhos inscritos, 44 foram selecionados para concorrer na Mostra de Experiências Exitosas.