Baixada Santista

Seduc realiza I Seminário Professor Conectado

07/12/2023
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Em Praia Grande, a tecnologia de fato está atrelada ao aprendizado dos  alunos na rede municipal de ensino. O I Seminário Professor Conectado,  realizado pela Secretaria de Educação (Seduc), trouxe exemplos  práticos de como essa afirmação realmente acontece. O evento ocorreu  nesta quarta-feira (6), no Auditório Jornalista Roberto Marinho  (Bairro Mirim), e premiou o professor Lucas Serniker pelo projeto  nomeado “Onde Vivo”.

Ao todo, 26 projetos foram inscritos e concorreram à premiação no I  Seminário Professor Conectado. Destes, cinco foram selecionados para a  etapa final, onde os docentes responsáveis compartilharam com os  demais presentes no Auditório as boas práticas desenvolvidas. Ao final  das apresentações, foi anunciada a classificação e premiação dos  professores.

Autor do projeto Onde Vivo, o professor de geografia Lucas Serniker  teve a sua iniciativa como a melhor avaliada e conquistou a primeira  colocação. Docente na EM Antônio Rubens Costa de Lara, no Bairro  Esmeralda, ele desenvolveu a proposta pedagógica com alunos do 6 e 7º  anos do Ensino Fundamental. A iniciativa era uma ideia que surgiu em  2017, mas que foi colocada em prática este ano.

O projeto consiste no compartilhamento de histórias e vivências sobre  o cotidiano dos alunos como habitantes da comunidade no entorno da EM  Rubens Lara. Por meio de relato dos estudantes, a iniciativa visa a  dar visibilidade à realidade dos envolvidos. Para isso, os  participantes fizeram narrativas com base em três categorias: Onde  Vivo (descrição do local onde moram); Memórias (recordação de momentos  vividos em determinado lugar); e Protesto (apontar um problema e  reivindicar melhorias para a comunidade).

Para compartilhar as narrativas, o professor criou o site do projeto  Onde Vivo (www.ondevivo.com.br). Com o auxílio do Google Maps, cada  narrativa pode ser ligada ao local a qual se refere. “A proposta  surgiu por conta dos limites dos livros didáticos para o nosso  conhecimento sobre o espaço geográfico brasileiro. Desta forma,  realizamos um mapa digital e colaborativo onde os alunos relatam  histórias sobre onde vivem”, explicou Serniker.

De acordo com o docente, os chromebooks, sinal de wi-fi e a lousa  digital disponíveis na EM Rubens de Lara foram ferramentas  fundamentais para a construção do projeto. “O Onde Vivo é o aluno  colocando a mão na massa, construindo de forma colaborativa as  narrativas. De maneira analógica seria possível desenvolver as  propostas. Entretanto, a demanda de tempo seria maior e a visibilidade  das produções não seria a mesma. Então, sim, as tecnologias existentes  na escola facilitaram e muito”.

O vencedor do I Seminário Professor Conectado parabenizou a iniciativa  da Seduc em realizar o evento. Para Serniker, a troca de experiências  foi bem favorável pois permite conhecer outras iniciativas que podem  auxiliar em sala de aula. “Além disso, precisamos entender o cenário  que a gente vive, onde a tecnologia emerge para todos os cantos.  Então, utilizá-las faz parte do aprendizado dos alunos, pois além de  realizar projetos interessantes, possibilita desenvolver a criticidade  sobre o uso dessas ferramentas de forma errada”.

Protagonismo – Mas não foram apenas os docentes que se destacaram ao  longo do ano. Por isso, o I Seminário Professor Conectado abriu espaço  para a apresentação de estudantes que participaram do programa “Aluno  Tutor de Tecnologia” promovido por meio da parceria com a Google. Ao  longo do processo, os envolvidos elaboraram um projeto social que  auxiliasse ou resolvesse um problema da comunidade onde está inserida  a escola que estão matriculados.

Alunas da EM Vereador Felipe Avelino de Moraes (Bairro Caiçara), as  jovens Laura Bartholomeu e Manuela de Britto desenvolveram o projeto  social Humanos do Bem. A iniciativa apresentada pelas estudantes do 9º  ano consiste em dar suporte a animais abandonados e entidades do  terceiro setor que cuidam de pets. Por meio de um site criado pelas  ferramentas Google auxiliar na arrecadação de mantimentos doados  (roupas, ração, potes de comida) e na divulgação dos locais que  atendem os bichos.

Outro projeto social desenvolvido e apresentado ao público recebe o  nome “Aluno Estrela”. A proposta foi elaborada pela jovem Pietra  Gonçalves, do 9º ano da EM Lions Clube Ocian, no Bairro Ocian. Com a  iniciativa, a aluna criou um sistema de acompanhamento do processo de  aprendizado do estudante que permite ao professor identificar o nível  de cada um e intervir da forma que for preciso para contribuir ainda  mais com a educação.

Reconhecimento – Organizado pelo Departamento de Programas de Inclusão  Digital, o I Seminário Professor Conectado contou com a parceria da  Google For Education e também da empresa Altbit. Além da premiação dos  docentes e apresentação dos alunos tutores, o evento teve outros  momentos marcantes. Um deles foi a valorização do trabalho realizado  por escolas e assistentes técnicos pedagógicos (ATPs) voltados para a  área da tecnologia.

As ATPs Flavia Rodrigues Ramos, da EM Vila Tupiry, Caroline Sati  Muller, da EM Profº. Fued Temer, e Viviane Maria Borges de Almeida, da  EM Governador Franco Montoro, foram premiadas pelo engajamento e por  terem mais projetos concorrentes no I Seminário Professor Conectado.  Já as escolas Roberto Mário Santini, São Francisco de Assis, Fued  Temer, Profª Esmeralda dos Santos Novaes e Domingos Soares de Oliveira  receberam menções honrosas pelo empenho e dedicação na área da  tecnologia.

A secretária de Educação, a professora Cida Cubilia, parabenizou as  iniciativas compartilhadas pelos professores e alunos tutores, bem  como, o trabalho desenvolvido nas escolas. “Ao longo dos últimos anos,  a Educação investiu maciçamente em tecnologia. O que vimos hoje é o  retorno dos esforços que fizemos. Quero parabenizar a todos por  entenderem o nosso propósito e usar essas ferramentas em prol da  educação dos nossos estudantes”.

Resultado – Confira abaixo a classificação final dos docentes  participantes do I Seminário Professor Conectado:

Colocação – 1º Lugar
Projeto – Onde Vivo
Professor – Lucas Senirker
Escola – EM Antônio Rubens Costa de Lara

Colocação – 2º Lugar
Projeto – “Q Barato”, Gamificação
Professora – Patrícia Justino
Escola – EM Vila Tupiry

Colocação – 3º Lugar
Projeto – Gamificação Dentro e Fora da Sala de Aula
Professora – Nara Dias
Escola – EM Governador Franco Montoro

Colocação – 4º Lugar
Projeto – Caminhos Tecnológicos Escolares
Professora – Kelly Santos
Escola – EM Profª Esmeralda dos Santos Novaes

Colocação – 5º Lugar
Projeto – Práticas Avaliativas Inovadoras
Professora – Jacira Monteiro
Escola – EM Profª Esmeralda dos Santos Novaes