Em Praia Grande, a tecnologia de fato está atrelada ao aprendizado dos alunos na rede municipal de ensino. O I Seminário Professor Conectado, realizado pela Secretaria de Educação (Seduc), trouxe exemplos práticos de como essa afirmação realmente acontece. O evento ocorreu nesta quarta-feira (6), no Auditório Jornalista Roberto Marinho (Bairro Mirim), e premiou o professor Lucas Serniker pelo projeto nomeado “Onde Vivo”.
Ao todo, 26 projetos foram inscritos e concorreram à premiação no I Seminário Professor Conectado. Destes, cinco foram selecionados para a etapa final, onde os docentes responsáveis compartilharam com os demais presentes no Auditório as boas práticas desenvolvidas. Ao final das apresentações, foi anunciada a classificação e premiação dos professores.
Autor do projeto Onde Vivo, o professor de geografia Lucas Serniker teve a sua iniciativa como a melhor avaliada e conquistou a primeira colocação. Docente na EM Antônio Rubens Costa de Lara, no Bairro Esmeralda, ele desenvolveu a proposta pedagógica com alunos do 6 e 7º anos do Ensino Fundamental. A iniciativa era uma ideia que surgiu em 2017, mas que foi colocada em prática este ano.
O projeto consiste no compartilhamento de histórias e vivências sobre o cotidiano dos alunos como habitantes da comunidade no entorno da EM Rubens Lara. Por meio de relato dos estudantes, a iniciativa visa a dar visibilidade à realidade dos envolvidos. Para isso, os participantes fizeram narrativas com base em três categorias: Onde Vivo (descrição do local onde moram); Memórias (recordação de momentos vividos em determinado lugar); e Protesto (apontar um problema e reivindicar melhorias para a comunidade).
Para compartilhar as narrativas, o professor criou o site do projeto Onde Vivo (www.ondevivo.com.br). Com o auxílio do Google Maps, cada narrativa pode ser ligada ao local a qual se refere. “A proposta surgiu por conta dos limites dos livros didáticos para o nosso conhecimento sobre o espaço geográfico brasileiro. Desta forma, realizamos um mapa digital e colaborativo onde os alunos relatam histórias sobre onde vivem”, explicou Serniker.
De acordo com o docente, os chromebooks, sinal de wi-fi e a lousa digital disponíveis na EM Rubens de Lara foram ferramentas fundamentais para a construção do projeto. “O Onde Vivo é o aluno colocando a mão na massa, construindo de forma colaborativa as narrativas. De maneira analógica seria possível desenvolver as propostas. Entretanto, a demanda de tempo seria maior e a visibilidade das produções não seria a mesma. Então, sim, as tecnologias existentes na escola facilitaram e muito”.
O vencedor do I Seminário Professor Conectado parabenizou a iniciativa da Seduc em realizar o evento. Para Serniker, a troca de experiências foi bem favorável pois permite conhecer outras iniciativas que podem auxiliar em sala de aula. “Além disso, precisamos entender o cenário que a gente vive, onde a tecnologia emerge para todos os cantos. Então, utilizá-las faz parte do aprendizado dos alunos, pois além de realizar projetos interessantes, possibilita desenvolver a criticidade sobre o uso dessas ferramentas de forma errada”.
Protagonismo – Mas não foram apenas os docentes que se destacaram ao longo do ano. Por isso, o I Seminário Professor Conectado abriu espaço para a apresentação de estudantes que participaram do programa “Aluno Tutor de Tecnologia” promovido por meio da parceria com a Google. Ao longo do processo, os envolvidos elaboraram um projeto social que auxiliasse ou resolvesse um problema da comunidade onde está inserida a escola que estão matriculados.
Alunas da EM Vereador Felipe Avelino de Moraes (Bairro Caiçara), as jovens Laura Bartholomeu e Manuela de Britto desenvolveram o projeto social Humanos do Bem. A iniciativa apresentada pelas estudantes do 9º ano consiste em dar suporte a animais abandonados e entidades do terceiro setor que cuidam de pets. Por meio de um site criado pelas ferramentas Google auxiliar na arrecadação de mantimentos doados (roupas, ração, potes de comida) e na divulgação dos locais que atendem os bichos.
Outro projeto social desenvolvido e apresentado ao público recebe o nome “Aluno Estrela”. A proposta foi elaborada pela jovem Pietra Gonçalves, do 9º ano da EM Lions Clube Ocian, no Bairro Ocian. Com a iniciativa, a aluna criou um sistema de acompanhamento do processo de aprendizado do estudante que permite ao professor identificar o nível de cada um e intervir da forma que for preciso para contribuir ainda mais com a educação.
Reconhecimento – Organizado pelo Departamento de Programas de Inclusão Digital, o I Seminário Professor Conectado contou com a parceria da Google For Education e também da empresa Altbit. Além da premiação dos docentes e apresentação dos alunos tutores, o evento teve outros momentos marcantes. Um deles foi a valorização do trabalho realizado por escolas e assistentes técnicos pedagógicos (ATPs) voltados para a área da tecnologia.
As ATPs Flavia Rodrigues Ramos, da EM Vila Tupiry, Caroline Sati Muller, da EM Profº. Fued Temer, e Viviane Maria Borges de Almeida, da EM Governador Franco Montoro, foram premiadas pelo engajamento e por terem mais projetos concorrentes no I Seminário Professor Conectado. Já as escolas Roberto Mário Santini, São Francisco de Assis, Fued Temer, Profª Esmeralda dos Santos Novaes e Domingos Soares de Oliveira receberam menções honrosas pelo empenho e dedicação na área da tecnologia.
A secretária de Educação, a professora Cida Cubilia, parabenizou as iniciativas compartilhadas pelos professores e alunos tutores, bem como, o trabalho desenvolvido nas escolas. “Ao longo dos últimos anos, a Educação investiu maciçamente em tecnologia. O que vimos hoje é o retorno dos esforços que fizemos. Quero parabenizar a todos por entenderem o nosso propósito e usar essas ferramentas em prol da educação dos nossos estudantes”.
Resultado – Confira abaixo a classificação final dos docentes participantes do I Seminário Professor Conectado:
Colocação – 1º Lugar
Projeto – Onde Vivo
Professor – Lucas Senirker
Escola – EM Antônio Rubens Costa de Lara
Colocação – 2º Lugar
Projeto – “Q Barato”, Gamificação
Professora – Patrícia Justino
Escola – EM Vila Tupiry
Colocação – 3º Lugar
Projeto – Gamificação Dentro e Fora da Sala de Aula
Professora – Nara Dias
Escola – EM Governador Franco Montoro
Colocação – 4º Lugar
Projeto – Caminhos Tecnológicos Escolares
Professora – Kelly Santos
Escola – EM Profª Esmeralda dos Santos Novaes
Colocação – 5º Lugar
Projeto – Práticas Avaliativas Inovadoras
Professora – Jacira Monteiro
Escola – EM Profª Esmeralda dos Santos Novaes