Após investir na formação dos profissionais da rede e na aquisição de novas ferramentas educacionais, em 2023, a Secretaria de Educação (Seduc) apostou em fortalecer e humanizar os serviços prestados nas 78 escolas municipais. Entre as ações, estão a ampliação do número de unidades da Complementação Educacional, o trabalho das pedagogas comunitárias com a justiça restaurativa e o reforço na parceria com a Google com o lançamento do programa Aluno Tutor.
Logo no começo do ano, a primeira ação de fortalecimento foi a ampliação do número de escolas da Complementação Educacional. Em 2023, a EM Cidade da Criança começou a atender alunos no contraturno escolar, servindo como suporte ao ensino regular e estendendo o tempo dos estudantes no contexto educacional. Com a ampliação, a Seduc passou a contar com 11 unidades que prestam esse serviço.
Desta forma, em 2023, cerca de 2 mil alunos foram atendidos nas escolas de Complementação Educacional. Os estudantes assistiam às aulas do ensino regular e no período oposto participavam das atividades propostas no contraturno. As ações nestes espaços seguem com base em quatro pilares fixos. São eles: atividades artísticas, educação física, educação para valores e rotina de estudos.
Outro trabalho que foi intensificado ao longo do ano está diretamente ligado com a atuação das pedagogas comunitárias. Responsáveis em fazer o elo entre as famílias e a unidades de ensino, as docentes percorreram as escolas municipais com os Círculos Restaurativos. Os encontros tinham como objetivo levar aos alunos debates sobre paz, diálogo e empatia para dentro das salas de aula.
Além da atuação das pedagogas, a Secretaria de Educação reforçou o atendimento não apenas com alunos, mas também com pais, funcionários e professores por meio da atuação dos psicólogos. Em 2023, estes profissionais percorreram as unidades de ensino promovendo palestras e rodas de conversas. Em cada encontro, eles abordaram diferentes temáticas com o objetivo de trabalhar o aspecto socioemocional.
Protagonismo – O fortalecimento dos serviços passou também pelo estreitamento da parceria entre a Seduc e a Google. De forma conjunta com a formação dos professores, a empresa promoveu o programa Aluno Tutor de Tecnologia da Google. Ao todo, 42 estudantes de turmas do 6º ao 9º ano participaram de 10 aulas realizadas de forma online. Os jovens foram selecionados de acordo com bom desempenho durante a rotina de estudos.
Durante todo o curso, os estudantes passaram por uma trilha formativa sobre Chromebooks, ferramentas Google Workspace for Education e Cidadania Digital, levantando questões relacionadas à segurança na web e os cuidados que temos que tomar nos espaços virtuais. No final do processo, os jovens tiveram de apresentar um projeto social tendo envolvida a tecnologia.
O programa Página a Página também teve destaque em 2023. Assim como no ano anterior, os alunos receberam maletas com quatro a cinco livros com títulos de acordo com segmento de ensino. No segundo semestre, as obras literárias foram distribuídas para 47 mil estudantes matriculados em turmas da Infantil I e II, do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Complementação Educacional.
Uma vez distribuídos, os livros foram trabalhados dentro e fora da sala de aula. No final do ano, as escolas municipais promoveram mostras culturais para compartilhar as propostas pedagógicas com a comunidade. Destes, os melhores projetos foram selecionados para participar da 2ª Mostra do Página a Página onde os melhores de cada segmento de ensino receberam a premiação.
Reconhecimento – Segundo a secretária de Educação, a professora Cida Cubília, esses foram alguns dos vários trabalhos desenvolvidos pela pasta municipal dentro e fora das escolas. “Os projetos destacados exemplificam como foi o nosso 2023. Após um investimento maciço no ano anterior, buscamos fortalecer os projetos para solidificar e dar mais corpo a tudo que foi proposto e pensado”, destacou.
Para o ano que vem, a Seduc pretende dar continuidade ao fortalecimento das propostas pedagógicas desenvolvidas, com o foco principalmente na alfabetização. “Em 2024, nosso foco, entre outras ações, será a culminância do Plano Trienal de Recuperação de Aprendizagem. No retorno ao ensino presencial a Secretaria propôs um plano de atuação onde colheremos o fruto no término do próximo ano”.