Em uma nova etapa da reformulação e ampliação da Regulação Municipal dos serviços de saúde de Praia Grande, a Secretaria de Saúde Pública (Sesap) praia-grandense promoveu na segunda (23) e na terça-feira (24) uma série de capacitações para as equipes de gestão da pasta. O objetivo é aprimorar os fluxos, agilizar os atendimentos e ampliar a oferta para a população.
O treinamento denominado “Processo de Construção das Ações de Regulação do SUS em Praia Grande” foi conduzido pelo secretário da pasta, Cleber Suckow Nogueira. Participaram dos encontros subsecretários, secretários-adjuntos, diretores de divisão e de departamento e médicos reguladores.
“Regulação é sinônimo de organização. É preciso que ela atue para o que o sistema como um todo funcione plenamente. Então, essa capacitação busca organizar cada vez mais os fluxos de todas as áreas, consultas, exames e internações municipais. Com isso, vamos dar um retorno melhor à população e otimizar a utilização de todos os serviços disponíveis. E tudo feito dentro dos padrões já adotados atualmente, seguindo os critérios e protocolos específicos da área, como, por exemplo, a classificação de risco, para estabelecer o acesso às vagas”, explica Nogueira.
A ação visa uma regulação cada vez mais integrada entre os diversos níveis de Atenção à Saúde (Primária, Especializada e Urgência e Emergência), propiciando um melhor aproveitamento dos recursos e a ampliação do acesso aos serviços. Nesse cenário, a Atenção Primária à Saúde, por meio das Unidades de Saúde da Família (Usafas), têm um papel muito importante.
“A Regulação deve começar na Atenção Primária, na Usafa, que conta com especialistas em saúde da família, além dos nossos programas de residência médica e multiprofissional, que formam uma equipe ampla e multidisciplinar que pode resolver muitas demandas no próprio território. Dessa forma, conseguimos evitar encaminhamentos desnecessários e, ao mesmo tempo, dar um melhor acesso à população”, enfatiza Nogueira.
Essa nova fase avança um processo de reformulação e ampliação da Regulação Municipal que está em curso desde o final do ano passado e inclui, ainda, a reestruturação da rede de Urgência e Emergência, a partir da inauguração em janeiro deste ano do novo Pronto-Socorro Central, no Bairro Guilhermina. Este equipamento permitiu a ampliação da capacidade de leitos e de procedimentos ambulatoriais, desafogando o Hospital Municipal Irmã Dulce para o atendimento de demandas de média e alta complexidade.
Outro momento importante ocorreu em setembro, quando teve início a discussão para a implantação de uma ferramenta digital para a Central de Regulação da Urgência e Emergência (CRUE), que gerencia a disponibilidade de leitos e demais serviços de média e alta complexidade na rede municipal. Na ocasião, técnicos do Olostech, empresa responsável pelo sistema municipal de informação de Praia Grande, o Saudetech, apresentaram aos médicos reguladores, representantes do Complexo Hospitalar Irmã Dulce e equipe de gestão da Sesap o sistema em desenvolvimento, que facilitará a visualização das vagas disponíveis e agilizará o processo de requisição, regulação e autorização de demandas de saúde da Cidade.
“Estamos desenvolvendo um sistema que vai permitir integrar com mais qualidade todos os níveis de Atenção à Saúde do Município, gerando um aperfeiçoamento da própria Regulação Municipal. A Regulação é o caminho para resolver diversos problemas na saúde, organizando melhor os serviços, otimizando e direcionando os recursos de forma mais assertiva”, afirma Nogueira.
Regulação – O Complexo Regulador de Praia Grande foi criado em 2008 e é responsável por organizar o encaminhamento das consultas, exames, procedimentos e cirurgias eletivas. O setor comanda a criação dos protocolos (normas rígidas de procedimento) e também o funcionamento da lista de espera e das regulações realizadas pela pasta.
E um dos grandes destaques da regulação praia-grandense é o sistema municipal de informação Saudetech, que integra, em um único programa, o prontuário eletrônico dos pacientes e os atendimentos do Consultório Informatizado. O sistema também realiza os agendamentos de consultas, exames e procedimentos, de forma digital e automática, reduzindo tempo e custos. O Consultório Informatizado está em todos os equipamentos de saúde do Município, integrando, inclusive, a rede credenciada com o Saudetech.
O Consultório Informatizado vai além do cumprimento à determinação da Resolução nº 07/16, do Ministério da Saúde, que define o prontuário eletrônico como modelo de informação para registro das ações de saúde na Atenção Primária. No Município, o sistema faz todo o acompanhamento, indicando datas e ausências em consultas, requisição e resultados de exames, prescrições de medicamentos, retorno etc.