Covid-19

São Vicente realiza Dia D de Vacinação contra sarampo, gripe e covid-19 neste sábado

28/04/2022
Divulgação/Prefeitura de São Vicente

São Vicente promove, neste sábado (30/4), o Dia D de Vacinação contra sarampo, gripe e covid-19. Neste dia, 12 unidades de saúde estarão abertas, das 9h às 16h, para a aplicação das doses. O posto de vacinação móvel, que fica no Shopping Brisamar (Rua Frei Gaspar, 365, 3° andar, loja 329, no Centro), também estará vacinando contra influenza e covid, das 10h às 18h. Neste posto, a vacinação contra a gripe é realizada somente em crianças de 2 a 5 anos. Para menores de dois anos, os responsáveis devem procurar as unidades de saúde.

As unidades que estarão abertas neste dia são:

UBS Bitaru – Rua Agostinho Pereira Pinto Júnior s/n
UBS Central – Avenida Antônio Emmerich, 509, Vila Mello
UBS Praça Vitória – Praça Vitória, s/n – Vila Voturuá
ESF Japuí – Avenida Tupiniquins, s/n
ESF Esplanada dos Barreiros – Avenida Brasil s/n
ESF Sá Catarina de Morais – Rua Travessa do Parque s/n
UBS Tancredo Neves – Rua Luiz Meirelles Araújo, s/n
ESF Parque São Vicente – Praça Dom Pedro I, s/n
ESF Humaitá – Rua Maria Rocco, 311
ESF Ponte Nova – Rua Salvador s/n
ESF Jardim Rio Branco II e III – Rua Eduardo Cação, s/n
ESF Parque das Bandeiras – Rua Luiz Gonzaga Lopes, 57

Confira os públicos que podem tomar cada vacina:

Vacina contra Influenza:
Desde segunda-feira (25/4), crianças de 6 meses a menores de 5 anos já podem ser vacinadas contra a gripe. Além das crianças, idosos com mais de 60 anos e trabalhadores da área da saúde também podem receber a dose.

Vacina contra Covid-19:

Vacinação infantil
Crianças de 5 anos só podem ser vacinadas com o imunizante Pfizer/BioNTech. Por esse motivo, a imunização para este público é feita, exclusivamente, em três postos.

São eles:
– Posto móvel no Shopping Brisamar
– UBS/ESF Parque Bitaru (Praça Infante Dom Henrique, s/n)
– ESF Jardim Rio Branco II e III (Rua Eduardo Cação, s/n)

– Primeira dose: público geral acima de 5 anos.

– Segunda dose Coronavac: público geral acima de 6 anos. É necessário respeitar o prazo mínimo de 28 dias entre a primeira e a segunda dose.

– Segunda dose Pfizer: menores de idade, público geral de 5 a 17 anos. É necessário respeitar o prazo mínimo de oito semanas (56 dias) após a primeira dose.

Vacinação adulto:
Público geral acima de 18 anos. É necessário respeitar o prazo mínimo de 21 dias após a primeira dose.

– Segunda dose AstraZeneca: público geral acima de 18 anos. É necessário respeitar o prazo mínimo de 56 dias entre a primeira e a segunda dose.

– Dose de reforço Janssen: público geral acima de 18 anos. O intervalo mínimo entre a data de imunização e a dose de reforço é de dois meses (61 dias). Para imunossuprimidos, o prazo cai para 28 dias.

– Terceira dose: profissionais da saúde e da educação; pessoas acima de 60 anos, que tenham recebido a segunda dose há dois meses. Público de 12 anos ou mais, com alto grau de imunossupressão, respeitando o intervalo de 28 dias após a segunda dose; e pessoas com 18 anos ou mais, que tomaram a segunda dose há quatro meses (122 dias).

– Quarta dose: Idosos com 60 anos ou mais e imunossuprimidos a partir de 12 anos. É necessário respeitar o prazo mínimo de quatro meses (122 dias) após a terceira dose.

São consideradas imunossuprimidas pessoas com lúpus, Doença de Crohn, artrite reumatoide, síndrome de Sjögren, esclerose sistêmica, entre outras.

Sarampo, quem pode tomar:
Trabalhadores da saúde que ainda não tenham tomado as duas doses e crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade, indiscriminadamente.