São Vicente deu início à campanha de inverno, buscando amparar a população em situação de vulnerabilidade social. A Secretaria de Desenvolvimento Social e o Fundo Social de Solidariedade da cidade estão à frente das ações durante a temporada mais fria do ano.
O FSS lançou a Campanha Abraço Quente, iniciativa que arrecada agasalhos, cobertores e demais itens de inverno, destinando aos mais necessitados. Em 2022, mais de 38 mil peças foram doadas.
A presidente do Fundo Social, Thaynã Amado, destaca a importância da solidariedade nesta época da campanha de inverno.
“Durante o frio, intensificamos as nossas ações e contamos muito com as doações de parceiros e da própria população, seja de cobertores ou roupas de frio. As doações são muito importantes para as pessoas em situação de vulnerabilidade. É uma época muito difícil, precisamos de todo o apoio”.
Pontos que recebem doações de inverno em São Vicente:
Área Insular – Rua Benedito Calixto, 205 – Centro
Área Continental – Rua Salvador, 60 – Vila Ponte Nova
Prefeitura de São Vicente – Rua Frei Gaspar, 384 – Centro
Abrigo atenderá no período noturno
Devido ao frio, a Secretaria de Desenvolvimento Social já ativou o protocolo de ações emergenciais para pessoas em situação de rua. As vagas para o abrigo serão ampliadas e haverá um equipamento exclusivo à noite. O acolhimento noturno fica na Rua Caminho dos Barreiros, 74, Beira Mar.
É necessário que a pessoa esteja cadastrada no Centro Pop. Além disso, serão doados agasalhos e cobertores da Campanha de Inverno.
Além do acolhimento noturno, o Município conta com mais dois abrigos institucionais na modalidade de Casa de Estar (prioritariamente famílias e pessoas em situação de violência direta) e Casa de Passagem (público misto), que podem ser utilizados para recepcionar as pessoas que tenham o perfil.
O munícipe pode solicitar ajuda à pessoa em situação de rua pelo telefone (13) 3467-9301 (Centro Pop), de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Aos sábados, domingos e feriados, os vicentinos devem ligar para o 153 (Guarda Civil Municipal).