São Vicente amplia vacinação contra HPV para meninos de 9 a 14 anos
26/09/2022São Vicente amplia a partir de segunda-feira (26/9) a vacinação contra o HPV para o sexo masculino, com a inclusão da faixa de 9 e 10 anos de idade, igualando a recomendação já em curso para as mulheres na faixa etária de 9 a 14 anos.
No Brasil, a vacina que protege contra o HPV foi incorporada de forma escalonada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em 2014 e, atualmente, é oferecida para meninas entre 9 e 14 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias), em adolescentes do sexo masculino entre 11 e 14 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias) de idade e para grupos com condições clínicas especiais até os 45 anos (vivendo com HIV/AIDS, transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea e pacientes oncológicos).
A inclusão desse público (meninos de 9 e 10 anos) busca aumentar a cobertura vacinal desse imunizante, trabalhando a vacinação contra o HPV em conjunto com outras vacinas do calendário do adolescente.
“Essa medida é essencial para aumentarmos a cobertura de vacinação contra o HPV nos adolescentes. A estratégia de vacinar adolescentes com esse imunizante tem impacto positivo no que diz respeito à prevenção e redução das doenças ocasionadas pelo vírus HPV, que é a infecção sexualmente transmissível (IST) mais frequente na mulher e no homem”
ressalta a secretária de Saúde, Michelle Santos.
Para se imunizar, esse público pode procurar qualquer uma das 26 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e Estratégias de Saúde da Família (ESF’s), que atendem de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h30, assim como o posto fixo de vacinação no Brisamar Shopping, que funciona de segunda a sábado, das 10h às 19h.