Mundo Pet

São Vicente agora conta com espaço ‘Praia Pet Friendly’

29/12/2021
Divulgação/Prefeitura de São Vicente

São Vicente lançou o “Praia Pet Friendly”, espaço permitido para cães e gatos na praia. O espaço demarcado para passeio fica entre os números 15 da Rua Pero Correia e 11 da Alameda Paulo Gonçalves (Ilha Porchat Clube).

O projeto municipal regido pela lei 4208/21 passou a funcionar na semana passada e tem como intuito manter um espaço seguro e adequado para os pets da Cidade.

Segundo a legislação, são proibidas a entrada e a permanência de animais:
I – não identificados;
II – desacompanhados de, ao menos, um tutor maior de idade;
III – reativos, perigosos ou antissociais;
IV – no período de cio ou pré-cio;
V – sem carteira de vacinação e atestado de vermifugação fornecido por veterinário devidamente registrado no CRMV.

O tutor responsável fica obrigado a recolher as fezes de seu pet imediatamente, descartando-as no local apropriado, sob pena de multa de R$ 500.

Animais que forem encontrados na faixa de areia das praias, sem identificação ou sem a presença de seus tutores, serão levados ao Departamento de Zoonoses da Prefeitura, de onde somente poderão ser retirados após o pagamento de multa no valor de R$ 300.
Os valores serão revertidos ao FUMPA – Fundo Municipal de Proteção Animal.

Cuidados – É recomendado que os passeios aconteçam antes das 10h e depois das 18h, para evitar queimaduras e insolação nos animais. Além disso, os pets precisam estar com a vacinação em dia e os tutores devem oferecer bastante água para seus animais.

A Secretaria de Turismo (Setur) destaca que os responsáveis devem levar saquinhos para recolher as fezes e colaborar com a limpeza da praia, jogando qualquer resíduo no lixo.