Esportes

Santos terá representantes nos Jogos da Juventude na Argentina

25/04/2022
Divulgação/Prefeitura de Santos

Santos terá nove representantes, entre atletas e técnicos, na terceira edição dos Jogos Sul-americanos da Juventude 2022, que acontecem de 28/4 a 8/5, em Rosário, na Argentina. A competição contará com os melhores atletas de até 18 anos do continente. A delegação brasileira será representada por 230 esportistas em 26 modalidades.

No taekwondo, dois atletas da equipe RS Team/Fupes entrarão em ação. Henrique Marques, até 73 quilos, já conquistou o bronze dos Jogos Pan Americanos da Juventude em 2021 e a prata no Pan Júnior, em 2019. A outra representante é Thaísa Souza (+ 63 quilos), atual campeã brasileira júnior.

O ciclismo santista também representa o País com três atletas da equipe Santos Cycling Team / Fupes: Mayra da Costa e Silva, 17 anos, que venceu todos os títulos nacionais na categoria juventil, Julio Mateus Antunes Silva, 18 anos, campeão brasileiro infantojuvenil, nacional Júnior de pista velocidade por equipes, e Werik Kauã Domingos, 18 anos, campeão do GP Curitiba Jr. e Bicampeão do Torneio de Verão Júnior. Ambos vão correr a prova de critério por pontos e contrarrelógio.

O tênis de mesa será comandado pela experiente Lígia Santos Silva (Fupes). Ela, que já participou de três Jogos Olímpicos, é técnica da seleção de base masculina e feminina desde 2018. A mesatenista é auxiliar técnica da Fupes, mas ainda compete representando Santos nos Jogos Regionais e Abertos do Interior, além de ser professora nas escolinhas da Secretaria de Esportes (Semes).

A luta olímpica também terá um técnico de Santos. Tharin Polheim Alves é servidor da Secretaria de Educação, atuando como professor de Educação Física UME Professora Maria de Lourdes Borges Bernal e é o coordenador técnico do Projeto Luta Baixada Wrestling Santos. Ele já atuou nos Jogos, em 2013, e em outras competições como o Campeonato Panamericano e o Pré Olímpico Panamericano Sênior.

Dois atletas do Projeto Luta Baixada Wrestling Santos disputarão a competição: Maria Paula Satiro dos Santos, até 43 quilos, campeã brasileira e líder do ranking nacional em 2021 e com vaga garantida no Gymnasiade (Mundial Escolar), em maio.

O outro lutador é Caio Baeta de Oliveira, até 110 quilos. Ele é campeão brasileiro 2021 e 2022 e foi líder do ranking nacional em 2021. Disputa sua primeira competição internacional. Em junho, também estará no Campeonato Panamericano.