Educação Meio Ambiente

Santos terá primeira escola com sistema Lixo Zero

30/05/2022
Divulgação

A educação ambiental começa na infância, com bons hábitos compartilhados que são capazes de capacitar jovens defensores do Meio Ambiente de forma lúdica. Buscando potencializar esse contato das crianças com a educação alinhada à preservação ao meio ambiente, o Instituto Santos Lixo Zero desenvolve a primeira Escola Lixo Zero da Baixada Santista. A pioneira será a UME Leonor Mendes de Barros (Praça Fernandes Pacheco, 1 – Gonzaga, Santos), que pode se tornar referência estadual e regional.

O projeto será implantado até novembro. No total, serão contemplados 240 alunos e 80 adultos, entre professores e funcionários, que poderão vivenciar uma escola com atividades dentro do conceito lixo zero, que ensina a diminuir a geração de resíduos, fazer a correta separação e dar o destino correto, incluindo a compostagem dos orgânicos, a reciclagem dos materiais e a logística reversa de produtos. Estão previstas a realização de gincanas, oficinas, teatro, cine-debate e eventos como festas juninas sustentáveis dentro de práticas lixo zero.

“A filosofia da proposta, com base na educação ambiental, busca tornar a escola um espaço capaz de gerenciar adequadamente seus resíduos, plantar as sementes do zelo e da responsabilidade. Queremos transformar alunos, pais, professores e funcionários em agentes de mudança, inspirando práticas cada vez mais sustentáveis”, afirma o presidente do Instituto Santos Lixo Zero, André Tomé.

No Projeto Escola Lixo Zero, claro, o foco é a educação. Mas também há o objetivo de estabelecer indicadores de desempenho que comprovem a sustentabilidade na redução de resíduos. Mostrando à sociedade e às autoridades que há economia, ganhos de eficiência, redução de custos e geração de créditos de carbono ao agir com consciência ambiental.

Educadores, alunos e, consequentemente, seus familiares, serão orientados a separar e reciclar seus resíduos – assim como a buscar alternativas que diminuam suas pegadas ambientais. O projeto também possibilitará um maior contato com a compostagem, onde os compostos orgânicos gerados na alimentação da escola serão, posteriormente, utilizados como adubo na horta dos alunos. É a economia circular na prática.

O projeto tem o patrocínio da Santos Port Authority, por meio do Ministério da Infraestrutura, do Governo Federal. A unidade contemplada foi selecionada em parceria com a Secretaria de Educação de Santos e a expectativa é de que essa seja a primeira de uma rede de Escolas Lixo Zero na região.