Santos

Santos terá combate ao Aedes aegypti na orla da praia neste sábado

03/01/2025
Isabela Carrari/ PMS

A primeira grande ação de combate ao mosquito Aedes aegypti em Santos já inicia na primeira semana: neste sábado (4), a partir das 9h, agentes de combate a endemias percorrerão o calçadão da orla da praia para eliminar potenciais criadouros ou focos com larvas. Parte deste grupo iniciará as atividades no ferry boat e a outra, na divisa com São Vicente. Eles se encontrarão na Praça das Bandeiras, na orla do Gonzaga.

E será na Praça das Bandeiras o ponto de conscientização voltado aos pedestres e aos motoristas: das 9h às 13h, com estande educativo e pedágio, distribuição de sal, que deve ser colocado nos ralos como prevenção à proliferação do inseto, e de panfleto com orientações.

Ao todo, 20 profissionais estão escalados para esta grande ação na orla. O Aedes aegypti é o transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana.  Em 2024, Santos registrou 5.258 casos de dengue, com 4 óbitos, e 155 casos de chikungunya, sem óbito.

“Em Santos, nosso trabalho não para e assim continuará, aliando a capacidade de nossos agentes, que foram treinados para a função que exercem, e a conscientização da população, que tem função essencial ao manter a sua casa e o seu ambiente de trabalho livres de possíveis criadouros”, afirma Ana Paula Valeiras, diretora de Vigilância em Saúde.