Santos terá 16 representantes nos Jogos Pan-Americanos de Santiago no Chile
20/10/2023A partir deste sábado (21), os melhores atletas do continente disputam medalhas nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile. As disputas vão até o dia 5 de novembro e Santos tem 16 atletas no Time Brasil, do Comitê Olímpico Brasileiro.
Só na natação, são dez representantes da equipe UniSanta/Fupes. Um dos destaques é a campeã olímpíca e mundial Ana Marcela Cunha, que disputará a prova dos 10km de águas abertas, no dia 29.
Já nas piscinas estarão Guilherme Costa (4x100m livre), Leonardo de Deus (200m borboleta), Guilherme Basseto (4x100m medley), Felipe Ribeiro (4x100m livre), Gabrielle Roncatto (400m livre e 4x400m livre), Beatriz Dizzoti (1.500m livre), Maria Fernanda Costa (400m livre e 4x400m), Nathalia Almeida (4x200m livre) e Maria Paula Heitmann (400m livre). As provas começam dia 23.
Entre os destaques está Léo de Deus – finalista olímpico em Tóquio 2020 e maior vencedor do Troféu Brasil, com 21 medalhas de ouro –, o atleta busca o tetracampeonato nos 200m borboleta, feito inédito para a natação brasileira nos Jogos Pan-Americanos. Guilheme Costa, o Cachorrão, medalhista de bronze nos 400m livres no Mundial, também está no time. No feminino, entre os destaques está Gabi Roncatto, considerada a atleta mais eficiente e dona do melhor índice técnico entre as mulheres no último Troféu Brasil, competição que levou inúmeros medalhas.
No surfe, um dos dois representantes do Brasil na competição é de Santos. Marcos Corrêa (Fupes/Associação Santos Surf) briga por medalhas no shortboard. As baterias começam dia 24 de outubro em Punta de Lobos, uma praia localizada na cidade de Pichilemu, que fica a mais de 200 km de Santiago. Marcos garantiu a vaga pelo pelo desempenho no Pan-Americano de Surf (Pasa) e pela quarta colocação no Circuito da Confederação Brasileira da modalidade.
As lutas do caratê acontecem de 3 a 5 de novembro e a atleta da Fupes Brenda Padilha (Fupes) integra a seleção brasileira feminina na modalidade. A carateca é tricampeã pan-americana, tetracampeã sul-americana, hexacampeã brasileira e está no top-20 do ranking mundial da categoria.
Tem representante de Santos também no ciclismo. João Vitor Silva (Fupes) briga por medalhas no ciclismo de pista entre 24 e 27 de outubro. O atleta vem dominando as disputas pelo País e conquistando importantes resultados nacionais e internacionais.
Na wrestling, também chamado de luta olímpica, Calebe Corrêa Ferreira (Fupes / Associação Equilibrium) é o representante da equipe da Fupes na disputa. Ele compete no estilo greco-romano até 67kg e garantiu a vaga após vencer o Campeonato Brasileiro da modalidade, neste ano. As disputas acontecem de 1 a 4 de novembro.
O Brasil também terá atleta de Santos na patinação. Erik Medziukevicius (Instituto De Rosis/Fupes) vai defender o País na modalidade artística, no dia 3 de novembro. O jovem patinador vem de expressivas conquistas como as duas medalhas de prata nos Jogos Sul-Americanos de Assunção, no Paraguai, em 2022. A santista Bianca Ameixeiro (C.R.Saldanha da Gama), detentora de inúmeras conquistas nacionais e internacionais, integra o time feminino.
A Fupes também será representada no basquete 3×3. O técnico da seleção brasileira masculina da modalidade é Luca Carvalho, que também comanda a equipe De Rosis/Fupes/Med Fisio Sports.
“O número de atletas da Fupes nos Jogos Panamericanos, que é uma das maiores competições esportivas do mundo, só demonstra a força de Santos no cenário esportivo nacional e internacional. Todos estão muito bem preparados para representar o Brasil da melhor maneira possível e, com certeza, trazer medalhas para a nossa Cidade”, diz o diretor-presidente da Fupes, Frederico Luiz Monteiro.
ESQUENTA
Antes de viajar para o Chile, alguns atletas representaram Santos na 85ª edição dos Jogos Abertos do Interior, que terminou no último sábado, em São José do Rio Preto. Calebe Ferreira , no wrestling, foi ouro no estilo greco-romano, até 77 quilos, e prata na competição por equipes. No caratê, Brenda Padilha levou o ouro no absoluto e com a equipe de kumite. No ciclismo, João Vitor também levou dois ouros, na velocidade individual e por equipes.