Meio Ambiente Santos

Santos tem sua melhor colocação no programa Município VerdeAzul

25/08/2022
Divulgação/Prefeitura de Santos

Santos conseguiu sua melhor colocação no Programa Município VerdeAzul 2021, que premiou as cidades paulistas que se destacaram ao longo do ano pela implementação de políticas públicas e ações sustentáveis. A Cidade atingiu 90,35 pontos, ficando em 17º lugar. Ao todo, apenas 78 dos 645 municípios do Estado foram certificados. O primeiro lugar ficou com Bragança Paulista, que teve nota 97,52. Na apuração anterior, Santos ficou na 21ª colocação.

A cerimônia que marca a divulgação do Ranking Ambiental Paulista ocorreu no auditório da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), na Capital. A avaliação é feita a partir de uma série de metas que as localidades devem cumprir. São premiadas as cidades que pontuam acima de 80. Santos tirou nota máxima em três de dez quesitos: município sustentável, conselho ambiental e qualidade do ar.

O Município também conquistou o Prêmio Governador André Franco Montoro, por ser líder no ranking da Bacia Hidrográfica Ribeira-Litoral. O título é dado para cada cidade que obtém a maior pontuação em cada Bacia Hidrográfica.

“Santos se destacou por uma série de ações estruturantes como o aprimoramento da legislação ambiental, a criação do Plano da Mata Atlântica e o mapeamento das nascentes. Além disso, desenvolvemos políticas pioneiras que nos levaram a ser a primeira cidade no mundo a introduzir a Cultura Oceânica no currículo das escolas públicas, além da criação de um programa de combate ao lixo no mar, com apoio internacional”, enumerou o secretário de Meio Ambiente, Marcos Libório, que representou o Município na solenidade acompanhado pelo coordenador do programa VerdeAzul na Semam, Fernando Almeida.

O secretário ainda apontou a realização, em outubro próximo em Santos, do evento Diálogos da Cultura Oceânica, novamente em parceria com a Unesco”, como exemplo do compromisso da Cidade com o Meio Ambiente.

Veja exemplos de programas e políticas desenvolvidas na Cidade que foram levados em conta no Ranking Ambiental Paulista:

Construção do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica de Santos (PMMA)
A aprovação na Câmara Municipal da Lei 3.935/2021 sobre a prática da Cultura Oceânica nas Escolas, e da Lei Municipal 3.988/2022, sobre a realização de mapeamento e identificação das nascentes, rios e corpos d’água no Município (áreas Insular e Continental)
Monitoramento integrado do Centro de Controle Operacional (CCO), envolvendo Defesa Civil, Samu, Corpo de Bombeiros, CET, Guarda Municipal e Polícias Civil e Militar
Atividades de educação ambiental e de incentivo a práticas sustentáveis promovidas nos parques municipais (Aquário, Jardim Botânico Chico Mendes e Orquidário).