Cidades Santos Saúde

Santos será ‘comunidade amiga da pessoa com demência’

26/11/2021
Freepik

Cidade foi escolhida para integrar projeto da Organização Mundial da Saúde

Santos foi uma das cidades escolhidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para receber a implantação de uma “comunidade amiga da pessoa com demência”. O objetivo do projeto é promover capacitação, incluindo-as na sociedade.

Nesta primeira fase de implantação do projeto, todas as pessoas que moram na Baixada Santista com mais de 18 anos de idade estão convidadas para responder a perguntas online, que irão mapear o conhecimento que a população tem sobre demência e fatores relacionados.

A iniciativa faz parte do programa de pós-doutorado da Emanuela Mattos, Universidade Federal de São Paulo/Campus Baixada Santista, em parceria com a Coordenadoria de Políticas para a Longevidade da Prefeitura de Santos. Os interessados podem participar da pesquisa até 20 de dezembro, acessando o site https://forms.gle/EX3n91Z3eut75rwx5.

Comunidade amiga da pessoa com demência

Os princípios fundamentais desta ação são as próprias comunidades (o ambiente social onde pacientes e cuidadores estão inseridos), as organizações (empresas, hospitais e instituição que podem ser mais inclusivas e atentas para as pessoas que vivem com demência) e as parcerias (que inclui instituições nas três esferas de governo, ONGs, associações, grupos comunitários e de apoio a pacientes com Alzheimer).

A inciativa, já implantada em vários países do mundo, como Estados Unidos, Canadá, México, Colômbia, Inglaterra, Alemanha, Itália, Portugal, Suécia, Noruega, Rússia, Índia, China, África do Sul, Nova Zelândia e Austrália, chega ao Brasil começando pela cidade de Santos, que, por sua qualidade de vida, atrai a atenção da população de terceira idade e suas famílias.