Santos

Santos sediará o I Seminário Internacional sobre Chemsex

03/12/2024
Divulgação

Nos dias 04 e 05 de dezembro, Santos sediará o I Seminário Internacional sobre Chemsex (Sexo Químico) e Redução de Danos no Brasil. A iniciativa reúne especialistas, profissionais da saúde, pesquisadores, influenciadores digitais e outros representantes da sociedade civil para discutir o sexo químico (chemsex), prática que combina o uso de drogas para intensificar experiências sexuais. Também será discutido estratégias de redução dos danos, entre eles a expansão do risco de doenças sexualmente transmissíveis, os impactos na saúde pública e implicações sociais.

Chemsex ou “sexo químico” é um dos termos utilizados para a prática sexual sob influência de substâncias psicoativas com o intuito de provocar desinibição ou aumentar a excitação e percepção de prazer, além de práticas sexuais mais desafiadoras. Ocorre que o Chemsex tem contribuído para aumentar as situações de risco à saúde física e psicológica dos praticantes. É uma questão de saúde pública que envolve a prevenção das infecções sexualmente transmissíveis, porque aumenta a possibilidade de transmissão de ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), incluindo HIV – agente causador da AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Humana), além de overdose e/ou complicações médicas.

Programação

O evento começa no dia 4 de ezembro, às 18h30, na Estação Cidadania (Av. Ana Costa, 340), com mesa de abertura om o tema “Conectando Pesquisadores, Comunidades e Políticas Públicas” com a participação de Artur Queiroz (USA), Pierre Freitaz (Inst. Multiverso/Brasil), Ademir Pestana (presidente do Hospital Beneficência Portuguesa), Dr. Fábio Mesquita (pioneiro na redução de danos na América Latina), Karin Di Monteiro (projeto É de lei), Dr. Ben Collins (Reino Unido), Myro ROllim (educador membro da coordenação da ABRAMD – Associação Brasileira Multidiciplinatr de Estudos sobre Drogas) e professor Jorge Flores Aranda (Canadá)

Às 20h,  Dr. Fábio Mesquita ministrará aula sobre “A redução de danos: do início aos dias atuais – Das seringas ao Chemsex”, destacando sua trajetória como fundador da International Harms Reduction Association (IHRA) e como líder de políticas públicas na América Latina. Foi pioneiro no trabalho com pacientes infectados com HIV em Santos (SP), nos anos 80.

O Maracatu Quiloa de Santos, que propaga a cultura do baque virado e das tradições de matriz africana será  atração cultural da noite.

Programação do dia 5 – Nesta data, com início às 9h, as atividades acontecerão  no Hospital Beneficência Portuguesa (Av. Bernardino de Campos, 47), com painéis, workshops e propostas com a participação de especialistas internacionais, entre eles Dr. Stephane Wen-Wei Ku, especialista em saúde LGBTQIA+, diretor da Divisão de Doenças Infecciosas do Hospital Municipal de Taipei (Taiwan) e o psiquiatra, pesquisador brasileiro em saúde mental e uso de substâncias, Thiago Fidalgo (UNIFESP),

9 h – 1º Painel: “A Química e Psicodinâmica do Chemsex”, mediado por Fábio Mesquita, com participação dos especialistas Artur Queiroz, Karin Di Monteiro e Jorge Flores. Trata-se de discussão sobre as substâncias mais comuns no chemsex (metanfetamina, GHB e mefedrona) e seus efeitos neuropsicológicos.

10h30 – 2º Painel: “Redução de danos: Intervenções Baseadas em Evidências”, com Myro Rolim e Dr. Stephane Wen-Wei Ku. O tema objetiva a análise de estratégias eficazes na redução de danos com base em intervenções bem sucedidas.

Intervalo

13h30 – 3º Painel “Chemsex – Do Prazer ao Risco: Uma Perspectiva em Saúde Mental” com os palestrantes João Geraldo Netto, do Canal Super Indetectável, Thiago Fidalgo (UNIFESP), pesquisador brasileiro em saúde mental e uso de substâncias, e Vitor Passarelli, do GT Chemsex em São Paulo. Neste painel, a discussão sobre a correlação entre chemsex e transtornos mentais.

15 h – Oficina interativa sobre “Estratégias para Populações Sub-representadas no Contexto do Chemsex” – mediada por João Geraldo Netto e participação de Juma Santos, da organização de Dedução de Danos para Trabalhadoras do Sexo – Tulipas do Cerrado.

16h30 – Encerramento com uma sessão dedicada a “Propostas para Pesquisas Futuras e Ações Colaborativas” com o especialista internacional Ben Collin (USA), Artur Queiroz (USA) e Pierre Freitaz. A sessão será mediada por Fabi Mesquita (Inst. Multiverso) e representante do Fundo Posithivo Saúde-HIV-Diversidade. O foco será a prevenção primária.

O I Seminário Internacional sobre Chemsex (Sexo Químico) e Redução de Danos no Brasil é uma atividade satélite do I Seminário de Redução de Danos da UNIFESP, realizado pelo Instituto Multiverso em parceria com o Fundo Posithivo. O evento é parte do projeto ColocAÇÃO: Redução de Danos da Periferia ao Centro, e conta com o apoio da OSC Concidadania, do Centro de Convivência é de Lei e do Hospital  Beneficência Portuguesa de Santos.

Inscrições gratuitas (VAGAS LIMITADAS) pelo link  https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdrec7Mij_cQOKuCTh0DKuecFLP_SyhsAeMqXQ0JudpCOp3NQ/viewform